Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TCE pede explicações ao prefeito de Caruaru sobre licitação de lixo no valor de R$ 80 milhões

O gestor municipal planeja ampliar por mais 10 anos o contrato de coleta de lixo e limpeza urbana com a empresa que já atua no município há quase 15 anos.

Redação

17 de setembro de 2025 às 10:44   - Atualizado às 10:45

Rodrigo Pinheiro, prefeito de Caruaru.

Rodrigo Pinheiro, prefeito de Caruaru. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura.

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, administrada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), planeja ampliar por mais 10 anos o contrato de coleta de lixo e limpeza urbana com a empresa Locar Saneamento Ambiental, que já atua no município há quase 15 anos.

O valor do acordo é de aproximadamente R$ 80 milhões por ano. No entanto, o processo está sendo analisado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), após questionamentos sobre a licitação. As informações são do jornalista investigativo Ricardo Antunes.

O recurso apresentado pela Via Ambiental Engenharia e Serviços, única concorrente da Locar no certame, estava previsto para ser julgado na terça-feira, 16 de setembro. No entanto, a 2ª Câmara do TCE solicitou novas informações à Prefeitura de Caruaru, o que adiou a decisão.

A Via Ambiental entrou com uma medida cautelar contra a decisão que a eliminou da licitação em 22 de maio deste ano. A empresa foi considerada inabilitada por não apresentar as chamadas Certidões de Acervo Operacional (CAOs), documentos que atestam a capacidade técnica de atuação no setor.

Com a desclassificação da Via Ambiental, a Locar Saneamento Ambiental acabou ficando sozinha na disputa. A situação levantou questionamentos sobre a transparência do processo e levou o caso ao Tribunal de Contas.

A análise do recurso está nas mãos da 2ª Câmara do TCE, formada pelos conselheiros Ranilson Ramos, Marcos Loreto e Dirceu Rodolfo, que é o relator do processo. O adiamento indica que os magistrados consideraram necessário ouvir mais detalhes da prefeitura antes de emitir uma decisão final.

Ainda não há nova data confirmada para a análise do recurso. O desfecho será determinante para definir se a Locar terá o contrato renovado sozinha ou se a concorrência voltará a ter a chance de participar da disputa.

Enquanto o julgamento não é concluído, a Prefeitura de Caruaru segue com o contrato atual em vigor, mantendo os serviços de limpeza urbana e coleta de lixo sob responsabilidade da Locar.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:18, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter