Pernambuco, 27 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lava Jato: Nunes Marques desempata julgamento e anula condenações contra Antonio Palocci

O relator do caso, Dias Toffoli, apontou a existência de conluio entre procuradores da força-tarefa e o ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro, entendimento que prevaleceu na decisão final.

Ricardo Lélis

16 de agosto de 2025 às 16:39   - Atualizado às 16:39

ministro do STF, Nunes Marques, e o ex-ministro Antonio Palocci.

ministro do STF, Nunes Marques, e o ex-ministro Antonio Palocci. Arte: Portal de Prefeitura Fotos: Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques votou, na sexta-feira, 15 de agosto, pela anulação das condenações de Antônio Palocci, ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil nos governos Lula e Dilma Rousseff, no âmbito da Operação Lava Jato.

O julgamento, na Segunda Turma da Corte, estava empatado em 2 a 2 e foi definido com o voto do magistrado.

A decisão beneficia Palocci de forma semelhante à medida adotada em maio deste ano em favor de Marcelo Odebrecht. Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes já haviam votado pela anulação das sentenças, enquanto Edson Fachin e André Mendonça defenderam a manutenção.

Com o voto de Nunes Marques, não apenas as condenações, mas também as investigações conduzidas pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Lava Jato foram anuladas. No entanto, o acordo de delação premiada firmado por Palocci permanece válido.

O relator do caso, Dias Toffoli, apontou a existência de conluio entre procuradores da força-tarefa da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro, entendimento que prevaleceu na decisão final.

Veja Também

Dinheiro desbloqueado

O ministro Kassio Nunes Marques determinou, em maio deste ano, o desbloqueio de R$ 17 milhões de Antônio Palocci, em favor de sua esposa, Margareth Palocci.

Margareth alegou que a restrição dos bens alcançou o patrimônio do casal, o que - segundo ela-, era ilegal porque atingia "indevidamente" a sua parte no patrimônio.

Vista

O ministro Nunes Marques havia pedido vista e suspendeu, em abril, o julgamento do recurso que trata da anulação de processos abertos contra Antonio Palocci. Com a suspensão da análise do caso, o julgamento estava empatado em 2 votos a 2.

Ao entrar com recurso, o procurador-geral Paulo Gonet defendeu que as provas contra o ex-ministro foram obtidas "a partir de múltiplas fontes e em diferentes instâncias" e que seus argumentos não encontram "suporte probatório, configurando mero inconformismo com o regular prosseguimento da persecução penal"

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:24, 27 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Smartphone
Aviso

Anatel alerta STF para risco de instabilidade na rede móvel com internet grátis durante eleições 2026

Entre os principais argumentos do pedido está o de que a limitação provocada por franquias pré-pagas gera uma desigualdade no acesso à informação por parte das camadas mais pobres da população.

Ministro do STF Cristiano Zanin
Solicitação

Zanin pede manifestação da Anatel sobre acesso à internet móvel livre nas eleições

Pela decisão, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também deverão opinar sobre a questão.

Desembargador Newton Ramos e o ministro Nunes Marques, do STF.
Apuração

CNJ faz operação em gabinete de desembargador ligado ao ministro Nunes Marques, do STF

O magistrado passou a ser alvo de investigação após ser citado em conversas encontradas no celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

mais notícias

+

Newsletter