Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lava Jato: Edson Fachin vota para manter processos contra Palocci

Em manifestação, o ministro do STF disse que as decisões tomadas na Operação não podem ser estendidas para todos os réus de forma "ampla e genérica".

Ricardo Lélis

01 de abril de 2025 às 21:37   - Atualizado às 21:37

Edson Fachin e Antônio Palocci.

Edson Fachin e Antônio Palocci. Fotos: Gustavo Moreno/ STF e Agência Brasil

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira, 1° de abril, para derrubar a decisão que anulou os processos abertos contra o ex-ministro Antonio Palocci na Operação Lava Jato.

O voto de Fachin foi proferido durante julgamento virtual do recurso no qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) pretende suspender a decisão de Dias Toffoli, relator do caso. 

Em fevereiro deste ano, Toffoli atendeu ao pedido de anulação feito pelos advogados de Palocci e aplicou os precedentes da Corte que consideraram o ex-juiz Sergio Moro parcial para proferir as sentenças contra os réus das investigações da Lava Jato. Moro era o juiz titular da 13ª Vara Federal em Curitiba.

Com a decisão de Toffoli, todos os procedimentos assinados por Moro contra Palocci foram anulados. Em um dos processos, ele foi condenado a 12 anos de prisão. Apesar da anulação, o acordo de delação assinado por Palocci está mantido.

Em manifestação, Edson Fachin disse que as decisões tomadas na Operação Lava Jato não podem ser estendidas para todos os réus de forma “ampla e genérica”.

Veja Também

“Não se pode, a pretexto de pedidos de extensão, examinar pedidos amplos e genéricos sobre as mais variadas investigações decorrentes da Operação Lava Jato, ainda que sob o manto de concessão de habeas corpus de ofício, sob pena de violação ao juiz natural e as regras de competência, transformando-se este Supremo Tribunal Federal em juízo universal de conhecimento, quando a Constituição Federal não o incumbiu dessa função”, justificou o ministro.  

Com o voto de Fachin, o placar do julgamento está 2 votos a 1 para manter a decisão de Toffoli. Além do próprio relator, Gilmar Mendes também votou pela anulação.

A votação virtual ocorre na Segunda Turma da Corte e vai até o dia 4 de abril. Faltam os votos dos ministros André Mendonça e Nunes Marques.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:47, 06 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Daniel Vorcaro, preso pela segunda vez pela PF.
Determinação

Banco Master: defesa de Vorcaro pede provas objetivas ao STF de prisão do banqueiro

Os advogados também requereram mais detalhes sobre as datas das supostas invasões de sistemas de órgãos públicos e remoções de conteúdo em plataformas digitais.

Composição do Supremo Tribunal Federal (STF).
Investigação

PF faz operação contra vazamento de dados e informações sensíveis de ministros do STF

Ao todo, são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva pela Polícia Federal.

Empresária Roberta Luchsinger e Lulinha.
Barrado

CPMI do INSS: Dino suspende quebra de sigilos bancário e fiscal de empresária amiga de Lulinha

O ministro ressaltou que a jurisprudência consolidada do STF exige fundamentação específica e individualizada para a decretação das medidas.

mais notícias

+

Newsletter