Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gilmar Mendes defende Moraes e critica possível sanção do governo Trump ao STF

O decano defendeu que as decisões do Tribunal devam ser respeitadas pelos agentes estrangeiros.

Ricardo Lélis

22 de maio de 2025 às 20:55   - Atualizado às 21:03

Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes

Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes Foto: Rosinei Coutinho/ STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira, 22 de maio, para defender Alexandre de Moraes após a ameaça de sanção do Governo Trump.

O decano defendeu que as decisões do Tribunal devan ser respeitadas por agentes estrangeiros.

"Não se pode admitir que agentes estrangeiros cerceiem o exercício da jurisdição doméstica na tutela de garantias constitucionais. A autonomia normativa representa imperativo da autodeterminação democrática", escreveu o ministro.

Gilmar Mendes também defendeu a regualção das redes sociais.

"A regulamentação das plataformas digitais e o estabelecimento de parâmetros para discursos odiosos constitui elemento basilar da soberania nacional para qualquer nação contemporânea. Não há paradigma universal", afirmou.

Veja Também

Entenda o caso

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou na quarta-feira, 21 de maio, que "há uma grande possibilidade" de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, seja alvo de sanções por parte do governo Trump

A declaração foi feita durante um depoimento de Rubio durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA.

A fala ocorreu em resposta a uma pergunta do parlamentar republicano Cory Mills (Flórida), que acusou o STF de "perseguir a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns".

Segundo o deputado, "o que estão fazendo agora é uma iminente prisão politicamente motivada do ex-presidente Jair Bolsonaro”. 

“Essa repressão se estende além das fronteiras do Brasil, impactando indivíduos em solo norte-americano. O que você pretende fazer, e você consideraria sanções ao ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, sob a Lei Global Magnitsky?", questionou.

“Isso está sob análise neste momento, e há uma grande possibilidade de que isso aconteça”, disse Rubio ao confirmar o questionamento do deputado.

Os parlamentares norte-americanos chegaram a enviar cartas ao presidente Trump e ao secretário Rubio, solicitando a aplicação da Lei Magnitsky, contra Moraes. Eles alegam que o ministro brasileiro teria transformado o sistema judicial do país em uma "arma política".

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:16, 05 Ago

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lulinha e o ministro do STF, Flávio Dino
Permissão

Dino autoriza PF a abrir terceiro inquérito sobre Lulinha e manda investigar vazamentos

Indicado por Lula ao STF, o ministro foi sorteado relator desses novos processos sobre o filho do presidente.

Ex-presidente e ex-ministro do STF, Luís Roberto Barroso
Saúde

Barroso é internado em São Paulo após intoxicação alimentar contraída durante viagem à França

Além dos sintomas da intoxicação alimentar, o ex-presidente do STF também apresentou comprometimento da função renal, o que levou à decisão pela internação para acompanhamento mais rigoroso

Ministro Flávio Dino e Lulinha, filho do presidente Lula
Investigações

Ministro Flávio Dino é sorteado para ser o relator do terceiro inquérito da PF contra Lulinha

A nova apuração tem como foco suspeitas de tráfico de influência envolvendo contratos firmados com a administração federal

mais notícias

+

Newsletter