Pernambuco, 15 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF rejeita recursos e mantém condenações por assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

Eles alegavam omissões e obscuridades na decisão e questionavam pontos como os critérios de fixação da pena (dosimetria) e o valor da indenização a ser paga aos familiares das vítimas.

Ricardo Lélis

22 de junho de 2026 às 21:24   - Atualizado às 21:24

Marielle Franco e Anderson Gomes.

Marielle Franco e Anderson Gomes. (Fotos: Reprodução/ Redes Sociais)

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recursos dos cinco condenados por planejar o homicídio da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, com penas que variam de nove a 76 anos de prisão.  O julgamento foi realizado na sessão virtual encerrada na sexta-feira (19). 

Os recursos (embargos de declaração) foram apresentados na Ação Penal (AP) 2434 por Domingos e Francisco Brazão (76 anos e 3 meses de prisão), Ronald Paulo Alves (56 anos de prisão), Rivaldo Barbosa (18 anos de prisão) e por Robson Fonseca (9 anos de prisão).

Eles alegavam omissões e obscuridades na decisão e questionavam pontos como os critérios de fixação da pena (dosimetria) e o valor da indenização a ser paga de forma solidária aos familiares das vítimas.  

Segundo o relator, ministro Alexandre de Moraes, o colegiado analisou a integralidade do caso com exatidão. Para os ministros, os embargos são protelatórios, visando evitar que a condenação se torne definitiva, e representam “mero inconformismo com o desfecho do julgamento”.  

O ministro destacou que a fundamentação da decisão colegiada é coerente com as provas dos autos e que a pena é fixada segundo o convencimento dos julgadores sobre a gravidade dos fatos, e não por critérios matemáticos.  

Veja Também

Em relação à indenização, observou que foi levada em consideração, além da gravidade dos fatos, a extensão dos danos causados às vítimas, que se estenderam por diversos anos, inclusive porque a organização criminosa corrompia um dos réus para estender as investigações. Também foram considerados o impacto material e moral dos delitos e a capacidade econômica dos sentenciados. 

Supremo Tribunal Federal

STF forma maioria contra policiais

A Primeira Turma do STF formou maioria, no dia 21 de maio, para tornar réus três integrantes da Polícia Civil do Rio de Janeiro investigados por obstrução de Justiça e associação criminosa no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em março de 2018. 

Até o momento, votaram pela abertura de uma nova ação penal sobre o caso os ministros Alexandre de Moraes, relator, Cristiano Zanin e Flávio Dino, que votou nesta quinta formando a maioria. Falta o voto apenas de Cármen Lúcia, que tem até sexta-feira, 22 de maio, para votar na sessão virtual. 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:57, 15 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Relatório que envolvia Lulinha e ex-ministros de Lula e Bolsonaro é rejeitado pela CPMI do INSS
Crimes

Lulinha é investigado pela PF por suspeitas que podem resultar em penas superiores a 35 anos

Apuração do jornalista e colunista Cláudio Humberto aponta que filho de Lula é citado em três inquéritos autorizados pelo STF

Ivan Moraes.
Decisão

Ivan Moraes segue candidato ao Governo de Pernambuco após reunião nacional do PSOL não acontecer por falta de quórum

A avaliação da legenda é de que uma eventual retirada poderia beneficiar João Campos, já que o eleitorado do partido está situado no campo da esquerda e poderia migrar para o candidato socialista.

Senador Flávio Bolsonaro.
Segurança

Homem é levado para depor após suspeita de ameaça contra Flávio Bolsonaro

Suspeito foi alvo de busca e apreensão em Juiz de Fora após comentário em rede social do senador com emojis de facas.

mais notícias

+

Newsletter