Pernambuco, 14 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem

Bastidores da Política

STF: PT contesta lei que impede invasores de terras de participar de programas sociais 

A decisão do STF poderá ter implicações significativas para a legislação sobre direitos sociais e a função da propriedade no Brasil.

05 de agosto de 2024 às 17:37   - Atualizado às 17:37

Câmara dos Deputados aprova PL que PUNE MST por INVASÕES DE TERRA.

Câmara dos Deputados aprova PL que PUNE MST por INVASÕES DE TERRA. Câmara dos Deputados aprova PL que PUNE MST por INVASÕES DE TERRA.

O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei estadual 16.139/2024 do Rio Grande do Sul. A legislação em questão proíbe ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas de receber auxílios e participar de programas sociais estaduais.

Na ADI 7690, o PT argumenta que a lei viola princípios constitucionais fundamentais, como a função social da propriedade e a vedação do retrocesso social. O partido alega que a norma não apenas contraria a proteção dos direitos já consolidados, como também pode induzir à estigmatização criminal de movimentos sociais.

Além disso, o PT sustenta que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ultrapassou sua competência ao legislar sobre temas que são de jurisdição exclusiva da União, como Direito Civil e Penal.

O ministro André Mendonça foi designado como relator da ação e deverá analisar os argumentos apresentados pelo partido e a constitucionalidade da lei estadual. A decisão do STF poderá ter implicações significativas para a legislação sobre direitos sociais e a função da propriedade no Brasil.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:17, 14 Ago

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Deputado federal Lula da Fonte (PP-PE)
Responsabilidade

LULA da Fonte vai relatar MP do enfrentamento da CALAMIDADE pública no RS

A Medida Provisória 1.248 aloca R$ 1,4 bilhão para recuperação do estado que ficou devastado após fortes chuvas em maio deste ano.

Ministro Alexandre de Moraes.
Resposta

Alexandre de Moraes: "Seria esquizofrênico eu, como presidente do TSE, me auto-oficiar"

O ministro afirmou, ainda, que todos os procedimentos foram realizados no âmbito de investigações já existentes, principalmente nos inquéritos das fake news e das milícias digitais.

Ministro Alexandre de Moraes e o ator José Abreu
Solicitação

José de Abreu diz que Moraes deveria "mandar fechar" a Folha de São Paulo

O ator falou publicou no X, depois da reportagem feita pelo jornal, onde afirma que o ministro pediu de forma ilegal que o TSE elaborasse relatórios para justificar as decisões sobre o inquérito das Fake News contra o ex-presidente Bolsonaro e aliados.

mais notícias

+