Pernambuco, 18 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF condena BARBEIRO de 20 ANOS a 11 anos e seis meses de PRISÃO por participação no 8 de Janeiro

04 de março de 2024 às 07:31

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou na sexta-feira, 1º de março, o barbeiro piauiense João Oliveira Antunes Neto a 11 anos e seis meses de prisão por participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro.

Antunes Neto tem 20 anos, e além de barbeiro, se identifica como um "jovem cristão pregador do evangelho de Jesus Cristo".

O barbeiro é natural de Dirceu Arcoverde, município localizado no sudeste piauiense e com pouco mais de sete mil habitantes, segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Corte condenou Antunes Neto a três crimes praticados no 8 de Janeiro: abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e associação criminosa armada.

O barbeiro está em liberdade provisória desde o dia 15 de novembro, quando foi solto, com a obrigação de seguir medidas cautelares, pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

Veja Também

Nas redes sociais, João se dizia um "barbeiro profissional e um jovem cristão pregador do evangelho de Jesus Cristo". O condenado pelos atos golpistas publicava fotos profissionais e não expressava opiniões políticas.

Ao Estadão, o advogado de Antunes Neto, Fábio Diniz Rocha Alves, afirmou que irá recorrer da decisão e que o barbeiro estava "apenas com objetivos de se manifestar pacificamente".

Além de Antunes Neto, o STF condenou outros 14 réus na sexta, sendo que o barbeiro piauiense teve a pena mais branda junto a outro réu.

Cinco foram condenados a 16 anos e seis meses de prisão e outros seis a 13 anos e seis meses. Foram eles:

Ana Claudia Rodrigues de Assunção - 16 anos e seis meses de prisão

Ivair Tiago de Almeida - 16 anos e seis meses de prisão

Marcos Roberto Barreto - 16 anos e seis meses de prisão

Edson Carlos Campanha - 16 anos e seis meses de prisão

Viviane dos Santos - 13 anos e seis meses de prisão

Viviane Jesus Câmara - 13 anos e seis meses de prisão

Valmirando Rodrigues Pereira - 13 anos e seis meses de prisão

Patrícia dos Santos Salles Pereira - 16 anos e seis meses de prisão

Janailson Alves da Silva - 11 anos e seis meses de prisão

Jucilene Costa do Nascimento - 13 anos e seis meses de prisão

Nilvana Monteiro Furlanetti - 13 anos e seis meses de prisão

Maria Carlos Apelfeller - 13 anos e seis meses de prisão

Simone Aparecida Tosato Dias - 13 anos e seis meses de prisão

Joel Borges Correa - 13 anos e seis meses de prisão

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:46, 18 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bolsonaro segue avançando em recuperação
Saúde

Bolsonaro tem evolução clínica 'satisfatória' e 'melhora sutil' no pulmão, dizem médicos ao STF

Apesar da melhora, os relatórios fisioterapêuticos indicam que ele ainda apresenta episódios de dor e fadiga muscular durante o tratamento.

Kaio Maniçoba e Eduardo da Fonte.
Apoio

Kaio Maniçoba afirma que Eduardo da Fonte é o nome mais forte e capacitado para o Senado

"Mesmo sem oficializar a pré-candidatura, já aparece muito forte nas pesquisas, resultado do trabalho essencial que ele realiza nos hospitais de Pernambuco", disse o deputado.

Eduardo Moura, vereador do Recife, em entrevista ao Portal de Prefeitura.
Eleições

Eduardo Moura confirma pré-candidatura a deputado federal; apoio a Raquel será definido pelo partido

O vereador do Recife confirmou a informação ao Portal de Prefeitura antes do lançamento oficial que vai ser feito ainda nesta sexta (17).

mais notícias

+

Newsletter