Pernambuco, 26 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF condena mais 15 réus por participar de atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro

21 de fevereiro de 2024 às 13:23

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 15 réus acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília.

Agora, as condenações pelos atos chegam a 86, com penas que variam de 3 a 17 anos de prisão.

Todos os julgamentos ocorreram no plenário virtual do STF, em que os votos são depositados por via eletrônica.

A maioria dos ministros acompanhou o relator, ministro Alexandre de Moraes, que votou pela condenação dos cinco crimes denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os ministros Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e André Mendonça divergiram, em parte, para condenar os réus por um número menor de crimes.

Veja Também

Ao final, prevaleceram as penas propostas por Moraes, que variam de 12 a 17 anos de prisão. Todos foram acusados pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Assim como os outros condenados, todos os 15 réus também foram condenados a pagar, de modo solidário, uma multa de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

Todos os condenados até o momento integram o grupo de pessoas que participou diretamente dos atos violentos. Os julgamentos de mais de 1.000 pessoas presas em frente ao Quartel-General das Forças Armadas, em Brasília, acusadas de incitar os crimes, encontram-se suspensos, enquanto a Procuradoria-Geral da República negocia acordos de não persecução penal.

As investigações contra autoridades omissas, financiadores e mentores intelectuais dos atos golpistas seguem em andamento. Nesta terça-feira (20), o Supremo tornou réus sete integrantes da antiga cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), todos acusados de omissão no caso.

Confira os nomes dos 15 novos condenados:

  • Adalgiza Maria Dourado
  • Alessandra Faria Rondon
  • Ana Carolina Isique Guardieri Brendolan
  • Andre Luiz Barreto Rocha
  • Crisleide Gregorio Ramos
  • Daniel Soares do Nascimento
  • Diego Eduardo de Assis Medina
  • Ines Izabel Pereira
  • Joelton Gusmao de Oliveira
  • Levi Alves Martins
  • Luiz Fernando de Souza Alves
  • Nara Faustino de Menezes
  • Regina Aparecida Modesto
  • Tiago dos Santos Ferreira
  • Valeria Rosa da Silva Oenoki

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:58, 26 Out

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra transmite governo a Priscila Krause antes de missão internacional na Europa.
Responsabilidade

Raquel Lyra transmite governo a Priscila Krause antes de missão internacional na Europa

Vice-governadora ficará à frente do Executivo de Pernambuco até 2 de novembro. A agenda inclui compromissos na Espanha e na França.

Presidentes de países vizinhos parabenizam Lula pela vitória nas eleições.
Soberania

Presidentes de países vizinhos parabenizam Lula pela vitória nas eleições

Líderes do Uruguai, México, Bolívia, Panamá e Paraguai se manifestaram após a confirmação da reeleição do presidente brasileiro.

Velório da vice-prefeita de Jaboatão, Irmã Babate, continua nesta segunda (26), com sepultamento às 14h.
Despedida

Velório da vice-prefeita de Jaboatão, Irmã Babate, continua nesta segunda (26), com sepultamento às 14h

O cortejo fúnebre está previsto para sair da igreja às 12h30, em direção ao Cemitério Parque das Flores, no Recife, onde o sepultamento será realizado às 14h.

mais notícias

+

Newsletter