Silvio Costa Filho vai solicitar reunião emergencial para discutir situação do metrô do Recife. Foto: Divulgação
O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, anunciou, no sábado, 25 de outubro, que vai solicitar uma reunião emergencial entre o Governo Federal, o Governo do Estado e prefeituras para discutir a situação do metrô do Recife. A iniciativa vem após um dos vagões do metrô pegar fogo neste sábado.
De acordo com a CBTU, o incêndio foi causado por um curto-circuito na rede aérea, sistema de cabos suspensos que fornece a energia elétrica para o funcionamento dos trens.
De acordo com o ministro, a ideia é chamar os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Jader Filho (cidades), além do governador em exercício, Ricardo Paes Barreto, e prefeitos da Região Metropolitana para discutir a atual situação da malha ferroviária da região.
"O metrô do Recife é um importante modal que transporta milhares de pernambucanos diariamente. O episódio de hoje reforça a necessidade de discutir medidas emergenciais para garantir que a segurança seja reestabelecida e que um conjunto de ações em melhorias possam ser feitas para melhorar a situação do metrô", avaliou Costa Filho.
Logo após tomar conhecimento do ocorrido, Costa Filho procurou Rui Costa e Jader Filho, além de Paes Barreto. Na ocasião, o ministro de Lula se colocou à disposição para ajudar no que for preciso.
Um incêndio em um trem da Linha Centro paralisou completamente a operação do Metrô do Recife na tarde de sábado (26). De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o problema começou por volta das 13h, quando foi registrada uma falta de energia no sistema.
Com o retorno da energia elétrica, ocorreu um curto-circuito na rede aérea, que acabou provocando o incêndio em um trem que trafegava entre as estações Curado e Alto do Céu. De acordo com a CBTU, O maquinista solicitou a retirada imediata dos passageiros, e ninguém ficou ferido, segundo a companhia.
Após o ocorrido, todo o sistema apresentou falhas de energia nos dois ramais da Linha Centro, o que levou à suspensão total da operação. Técnicos da CBTU estão no local realizando a manutenção e avaliando os danos e as possíveis causas do incidente.
A empresa informou que não há previsão para a retomada do serviço e que as equipes seguirão trabalhando ao longo do fim de semana para normalizar o sistema. Também foi informado que uma comissão interna também será formada para apurar as causas do incêndio.
3
4
11:19, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+