Lady Gaga lê carta em agradecimento ao público brasileiro Foto: Reprodução/Multishow/Extra.Globo
Um dos eventos mais celebrados do calendário cultural brasileiro em 2024, o megashow gratuito da cantora Lady Gaga em Copacabana, agora também é protagonista de uma polêmica internacional. A BBC, por meio do quadro de checagem BBC Verify, contestou os números divulgados oficialmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que afirmou que o evento reuniu 2,1 milhões de pessoas. Segundo o levantamento técnico da emissora britânica, o público real foi de aproximadamente 660 mil pessoas.
A diferença gritante de mais de 1,4 milhão de pessoas levanta suspeitas sobre a metodologia usada pelo poder público e expõe um debate sobre a transparência e a confiabilidade dos números apresentados em grandes eventos. A BBC contesta o número do público no show de Lady Gaga em Copacabana com base em cálculos objetivos, feitos por especialistas em análise de multidões e segurança de eventos.
O especialista Keith Still, consultado pela BBC, calculou que a área ocupada durante o show foi de cerca de 140 mil metros quadrados, equivalente a 20 campos de futebol. Considerando uma densidade segura de até 4,7 pessoas por metro quadrado, o número máximo possível de espectadores seria de cerca de 660 mil.
Mesmo que se dobrasse essa densidade, o que é considerado perigoso e improvável, e se incluíssem pessoas nas sacadas dos prédios, o total ainda ficaria abaixo da metade dos 2,1 milhões informados pela Prefeitura e pela Riotur. Ou seja, a BBC contesta o número do público no show de Lady Gaga em Copacabana com base em dados técnicos e verificáveis, não em estimativas genéricas.
Apesar da contestação da BBC, a Prefeitura do Rio continua sustentando que o evento foi o maior show da carreira de Lady Gaga, com um público superior a 2 milhões. No entanto, nenhuma metodologia detalhada foi apresentada para justificar esse número, o que gera críticas sobre possível uso político ou promocional da informação.
Segundo imagens aéreas analisadas por veículos como Folha de S.Paulo e CNN Brasil, a maior concentração de público se deu entre o Copacabana Palace e o Hotel Hilton, um trecho limitado da orla. A BBC contesta o número do público no show de Lady Gaga em Copacabana justamente por identificar inconsistências geográficas e físicas entre a área disponível e o total estimado.
3
4
10:38, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+