Pernambuco, 22 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

'Secretário de João Campos falava que segurança não era nosso papel', diz presidente do SINDGUARDAS

Em entrevista ao Portal de Prefeitura, Alessandro Sena afirmou que a gestão prioriza ações que considera paralelas, como melhorias na iluminação pública.

Redação

22 de fevereiro de 2026 às 10:00   - Atualizado às 10:02

Alessandro Sena, presidente do SINDGUARDAS Recife.

Alessandro Sena, presidente do SINDGUARDAS Recife. Foto: Portal de Prefeitura

O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Recife (SINDGUARDAS), Alessandro Sena, afirmou que a Prefeitura do Recife não investe de forma adequada na Guarda Municipal e criticou a política de segurança adotada pela gestão do prefeito João Campos (PSB). As declarações foram feitas durante entrevista ao Portal de Prefeitura.

Na conversa, Alessandro Sena declarou que não enxerga investimentos diretos em segurança pública por parte da atual administração municipal. Segundo ele, a gestão prioriza ações que considera paralelas, como melhorias na iluminação pública, e apresenta essas iniciativas como estratégia de segurança.

O presidente do sindicato afirmou que, ao longo dos últimos anos, um secretário da gestão municipal defendia a ideia de que segurança pública não seria atribuição da Guarda Municipal. De acordo com Sena, esse entendimento levou a prefeitura a apostar principalmente em políticas como ampliação da iluminação nas ruas.

“Não vejo investimento em segurança. O que existe é investimento em ações sociais paralelas que ele julga como investimento em segurança. A gente teve por anos um secretário que era ferrenho em dizer que segurança pública não era papel da Guarda Municipal e que iluminação pública resolveria o problema, mas a gente viu que não resolve”, disse o presidente do SINDGUARDAS.

Veja Também

Ele destacou que a iluminação pública ajuda na organização urbana, mas afirmou que essa medida não resolve sozinha os problemas relacionados à violência. Sena disse que a prática demonstrou que apenas iluminar vias e espaços públicos não garante a redução da criminalidade.

Durante a entrevista, Alessandro Sena reforçou que a cidade precisa de uma força de segurança estruturada, preparada e próxima da população. Ele defendeu uma Guarda Municipal capacitada e equipada para atuar de forma mais efetiva nas ruas. Segundo o presidente do SINDGUARDAS, a presença ativa da corporação transmite maior sensação de segurança aos moradores.

“A gente tem que ter uma força de segurança capacitada, armada e capaz de intervir de uma maneira mais próxima da sociedade e que dê essa sensação de segurança”, concluiu.

A entrevista completa com Alessandro Sena está disponível no canal oficial do Portal de Prefeitura no YouTube, onde o dirigente sindical detalha sua avaliação sobre a política de segurança adotada no Recife e apresenta as demandas da categoria.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:08, 22 Fev

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula em desfile da escola de samba.
Gratidão

Lula diz que vai visitar escola de samba para agradecer homenagem

O presidente evitou comentar as críticas feitas por grupos evangélicos após uma ala com o título "neoconservadores em conserva".

Deltan Dallagnol e Alexandre de Moraes.
Processo

Dallagnol protocola notícia-crime contra Moraes por suposto abuso de autoridade no caso Unafisco

O ex-deputado argumenta que a convocação para depor, após críticas públicas feitas por Cabral à operação contra auditores fiscais, pode configurar uso indevido do aparato investigatório como forma de intimidação.

Donald Trump.
Determinação

Trump decide aumentar tarifas globais de 10% para 15% após suspensão da Suprema Corte

A Corte derrubou na sexta, 20, uma parte significativa do regime tarifário global do presidente, decidindo que, segundo a Constituição americana, o poder de impor impostos reside no Congresso.

mais notícias

+

Newsletter