Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Renan Santos fala durante coletiva sobre como vai ser sua relação com o STF se for presidente; vídeo

''Farei com que o Supremo se comporte. Aparentemente nomearei quatro nomes ao STF. Nomeações republicanas com um perfil aprovado não só pelo Senado, mas pela sociedade civil'' disse o candidato

Romildo Lacerda

03 de agosto de 2026 às 15:49   - Atualizado às 15:51

Renan Santos, candidato a presidente pelo Missão

Renan Santos, candidato a presidente pelo Missão Foto: Reprodução

O candidato à Presidência da República, Renan Santos (Missão), afirmou que, caso seja eleito, pretende manter uma relação institucional com o Supremo Tribunal Federal (STF), embora defenda mudanças na composição da Corte por meio das futuras indicações ao tribunal. (Veja vídeo abaixo)

As declarações foram feitas durante entrevista coletiva concedida após a convenção que oficializou sua candidatura ao Palácio do Planalto.

Ao comentar como pretende conduzir a relação entre o Executivo e o Judiciário, Renan Santos afirmou que deixará de lado a postura adotada enquanto militante, para exercer o cargo de presidente de forma republicana.

Eu vou precisar me comportar de maneira republicana como presidente. Há um momento de ser o Renan como militante, como fui por todos esses anos, mas como presidente a ética que respondo é a da responsabilidade'', disse.

O candidato também afirmou que pretende influenciar a composição futura do STF por meio das indicações que poderá fazer durante um eventual mandato como presidente. Segundo ele, as nomeações seguiriam critérios que, em sua avaliação, deveriam contar com respaldo político e social.

Veja Também

Farei com que o Supremo se comporte. Aparentemente nomearei quatro nomes ao STF. Nomeações republicanas com um perfil aprovado não só pelo Senado, mas pela sociedade civil. Esse perfil vai determinar a nova maioria do STF, que será uma maioria republicana, uma maioria que não terá escritórios fazendo negócio porque haverá um código de ética. Será uma maioria que não será fã das decisões antidemocráticas e não terá interferência de demais poderes'', declarou.

Veja vídeo:

 

Postura durante a convenção

Durante a convenção, Renan Santos também direcionou críticas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Afirmando que considera sua candidatura a principal alternativa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa eleitoral.

O candidato ainda voltou a defender uma proposta de endurecimento das penas para crimes contra o patrimônio e reiterou declarações anteriores nas quais afirmou defender "matar quem roubar", posicionamento que voltou a gerar repercussão durante o evento.

A convenção marcou o lançamento oficial da candidatura de Renan Santos à Presidência da República e reuniu dirigentes partidários, apoiadores e aliados políticos para o início da campanha eleitoral.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:31, 13 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Candidato a deputado estadual pelo PSD, César Ramos se reúne com a vereadora Erika Uchôa, moradores e apoiadores durante agenda política no município
Agenda

César Ramos recebe lideranças ligadas a vereadora Erika Uchôa e amplia sua atuação política

Durante o encontro, o candidato a deputado estadual pelo PSD, apresentou propostas e ouviu demandas e sugestões dos participantes.

Ministro Edson Fachin, presidente do STF.
Master

Fachin assume relatoria de caso sobre Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro no STF

A mudança na relatoria ocorreu no sábado, 12 de setembro, após o ministro André Mendonça encaminhar o processo à Presidência do STF.

Marília Arraes, candidata ao Senado por Pernambuco
Agenda

Marília Arraes faz novo giro pelo Agreste e amplia mobilização da Frente Popular

Candidata ao Senado esteve em Orobó, Casinhas, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim ao lado de João Campos, Humberto Costa e lideranças da região

mais notícias

+

Newsletter