Aplicativo e-Título Foto: Divulgação
Os eleitores que irão às urnas neste domingo, 4 de outubro, no primeiro turno das Eleições 2026, poderão utilizar o e-Título para se identificar na seção eleitoral, desde que o aplicativo apresente a fotografia do titular. Caso a versão digital não exiba a imagem, será necessário apresentar outro documento oficial com foto.
O título de eleitor, impresso ou digital, não é obrigatório para votar. O aplicativo, no entanto, facilita o acesso a informações como zona, seção e endereço do local de votação, além de outros serviços da Justiça Eleitoral.
Quem já possui o e-Título instalado deve verificar antecipadamente se está utilizando a versão atualizada e se consegue acessar normalmente a ferramenta.
Para entrar no e-Título, o usuário deve informar os dados solicitados pelo aplicativo, que precisam corresponder ao cadastro mantido pela Justiça Eleitoral.
A ferramenta permite acessar informações eleitorais, consultar o local de votação, emitir certidões e utilizar funcionalidades relacionadas à justificativa de ausência.
Quem não utilizar o e-Título com fotografia deverá apresentar um documento oficial com foto para comprovar a identidade.
São aceitos carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho física e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Carteira de Trabalho Digital não é aceita para essa finalidade. Certidões de nascimento e de casamento também não podem ser utilizadas como documento de identificação no momento da votação.
A votação deste domingo ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Quem estiver na fila da seção no horário de encerramento poderá exercer o direito ao voto.
O celular pode ser levado até a seção eleitoral, inclusive para apresentação do e-Título, mas não poderá acompanhar o eleitor até a cabine de votação.
Antes de se dirigir à urna eletrônica, o aparelho deverá ser desligado e depositado no local indicado pela mesa receptora. A restrição também alcança outros equipamentos capazes de registrar, transmitir ou divulgar a escolha feita pelo eleitor.
1
2
15:17, 03 Out
29
°c
Fonte: OpenWeather
A definição das urnas ocorreu em audiência pública e faz parte dos procedimentos de auditoria do sistema eletrônico de votação.
No pronunciamento, que será exibido às 20h30 e terá cinco minutos de duração, o ministro deverá convocar os eleitores a comparecerem às urnas para exercer o direito de votar.
A discussão envolve mudanças na organização da jornada semanal de trabalho e nas condições de descanso dos profissionais, além dos possíveis impactos para empregadores e diferentes setores da economia.
mais notícias
+