Pernambuco, 20 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Renan Santos abre mão do Fundo Eleitoral e aposta em doações para campanha presidencial

Coordenação da campanha afirma que recursos públicos do partido serão destinados a candidatos ao Legislativo e aos governos estaduais.

Portal de Prefeitura

01 de julho de 2026 às 14:28   - Atualizado às 14:33

Pré candidato do MBL, Renan Santos.

Pré candidato do MBL, Renan Santos. Foto: Divulgação

O pré-candidato à Presidência da República Renan Santos, do partido Missão, pretende disputar as eleições de 2026 sem utilizar os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral). A estratégia da legenda é custear a campanha presidencial por meio de doações de apoiadores e arrecadações coletivas pela internet, conhecidas como "vaquinhas" on-line.

A informação foi divulgada pela coordenadora nacional da campanha, Amanda Vettorazzo, em entrevista à CNN Brasil. Segundo ela, os recursos públicos destinados ao partido deverão ser direcionados prioritariamente às candidaturas proporcionais e às disputas pelos governos estaduais.

Partido quer fortalecer bancada no Congresso

De acordo com Amanda Vettorazzo, o Missão pretende concentrar os valores recebidos do Fundo Eleitoral na eleição de deputados federais e em outras candidaturas consideradas estratégicas para ampliar a representação da legenda.

A dirigente afirmou que o partido busca atingir a cláusula de desempenho prevista na legislação eleitoral, ampliando sua presença no Congresso Nacional e fortalecendo sua estrutura política para os próximos anos.

Segundo ela, a campanha presidencial de Renan Santos será sustentada principalmente por contribuições voluntárias de apoiadores.

Veja Também

Arrecadação deve ocorrer por meio de doações

Ainda conforme a coordenadora, a expectativa é que a maior parte dos recursos utilizados na campanha venha de pessoas físicas.

Ela informou que as campanhas de arrecadação já estariam em andamento e que os valores obtidos por meio de doações e financiamento coletivo representam a principal fonte de recursos para a candidatura presidencial.

A estratégia diferencia a campanha de Renan Santos das principais candidaturas nacionais, que tradicionalmente utilizam parcelas significativas do Fundo Eleitoral para custear propaganda, deslocamentos, produção de material e demais despesas eleitorais.

Fundo Eleitoral será distribuído entre outras candidaturas

O partido Missão terá direito ao valor mínimo previsto na distribuição do Fundo Eleitoral realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que a legenda foi criada recentemente e ainda não possui representação consolidada no Congresso.

Segundo a coordenação da campanha, esses recursos serão destinados às demais candidaturas do partido, enquanto a disputa presidencial seguirá um modelo baseado na participação financeira dos próprios apoiadores.

O Fundo Eleitoral é formado por recursos públicos e distribuído às legendas conforme critérios estabelecidos pela legislação, levando em consideração fatores como o desempenho eleitoral e a composição das bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado.

Coligações são consideradas improváveis

Durante a entrevista, Amanda Vettorazzo também afirmou que o partido trabalha com a possibilidade de lançar candidatos em todos os estados e considera pouco provável a formação de coligações para a eleição presidencial.

Segundo ela, a prioridade da legenda é preservar seu programa político e reunir aliados que compartilhem das mesmas propostas defendidas pelo partido.

Agenda prevê viagens pelo país

A coordenação informou ainda que Renan Santos deverá percorrer todas as regiões do Brasil antes do início oficial da campanha eleitoral.

A estratégia busca ampliar o conhecimento do eleitorado sobre a candidatura e apresentar as principais propostas do partido diretamente em diferentes estados, antes do período oficial de propaganda eleitoral.

Até o momento, a campanha mantém o planejamento de financiar a candidatura presidencial exclusivamente com recursos privados obtidos por meio de doações individuais e campanhas de arrecadação, enquanto os valores do Fundo Eleitoral serão utilizados para fortalecer outras candidaturas da legenda.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:04, 20 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marília Arraes participa de encontros políticos com ministra Margareth Menezes.
Agenda

Marília Arraes reúne lideranças, dialoga com a cultura e mobiliza apoiadores no Recife a Vitória de Santo Antão

Ao lado da chapa majoritária da Frente Popular, candidata ao Senado percorreu diferentes regiões, esteve com a ministra Margareth Menezes e dialogou com fazedores de cultura.

César Remos cumpre agenda em Abreu e Lima.
Presença

César Ramos visita feira de Abreu e Lima durante agenda de campanha

O candidato a deputado estadual conversou com comerciantes, feirantes e moradores e ouviu demandas e sugestões apresentadas durante o percurso.

Homem preso.
Julgamento

Justiça condena homem a 38 anos de prisão por feminicídio e homicídio no Sertão de Pernambuco

Júri considerou réu culpado pelas mortes de uma mulher e de um homem em Santa Filomena, no município de Ouricuri.

mais notícias

+

Newsletter