Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra comanda formatura de 1.170 estudantes do Proerd: "Acreditamos na força da educação"

A iniciativa é desenvolvida nas escolas com aulas ministradas por policiais militares capacitados.

Redação

21 de novembro de 2025 às 08:34   - Atualizado às 08:35

Raquel Lyra comanda formatura de estudantes do Proerd.

Raquel Lyra comanda formatura de estudantes do Proerd. Foto: Janaína Pepeu/Secom

A governadora Raquel Lyra comandou, na quinta-feira, 20 de novembro, em Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, a solenidade de formatura de 1.170 estudantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e do Patrulheiro Mirim. No ano em que o Proerd completa 25 anos de atuação em Pernambuco, a iniciativa, desenvolvida nas escolas com aulas ministradas por policiais militares capacitados, segue promovendo a cultura de paz e a prevenção ao uso e abuso de drogas. Participaram desta edição alunos de 9 a 12 anos.

“Temos trabalhado para garantir que Pernambuco volte a ser um Estado mais seguro, e temos feito isso todos os dias. Mas nada é mais importante do que trabalhar com as nossas crianças na escola. Acreditamos muito na potência e na força da educação, e a Polícia Militar está ao lado dos municípios formando nossos meninos e meninas, conscientizando sobre a importância de cuidar do nosso corpo como nosso templo. E que, quando eventualmente forem abordados pelo uso de drogas, uso abusivo ou pela prática de bullying, possam dizer não”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Organizado pela 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o evento capacitou crianças e adolescentes que, ao longo do curso, aprenderam sobre disciplina, cidadania, prevenção às drogas e resolução pacífica de conflitos. 

Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, iniciativas como essa representam investimentos diretos no futuro de Pernambuco.

“Esse é um momento de muita alegria para a Polícia Militar de Pernambuco. As crianças são o futuro, e a formatura de hoje é um marco muito importante. São dois programas que ensinam princípios de civismo, ética e responsabilidade, garantindo às crianças do Sertão um futuro promissor e, ao mesmo tempo, aproximando a sociedade das nossas forças de segurança”, afirmou.

Veja Também

Do total de alunos que concluíram o curso, 250 são formandos do Proerd e 920 do Patrulheiro Mirim, todos recebendo certificados e assumindo o compromisso de se manterem longe da violência, com o apoio das famílias e educadores.

A prefeita do município, Catharina Garziera, agradeceu ao Governo do Estado pela iniciativa, que tem transformado muitas vidas.

“A gente sabe que não é fácil lidar com toda essa imensidão, mas sabemos que, com propósito, conseguimos chegar longe. Com desejo único e vencedor, mostramos a cada uma dessas crianças que, com disciplina, foco e lealdade, conseguimos formar cidadãos cada vez mais firmes, fortes e com propósito de vida”, destacou.

Joyce Bianca, de 12 anos, foi a estudante que proferiu o juramento em nome de todos os formandos. A jovem falou sobre os deveres dos Patrulheiros Mirins.

“Nós aprendemos que não devemos usar drogas. Vimos na sala de aula o que é errado e exemplos do que fazer, sempre com a ajuda da família, dos policiais e dos adultos”, contou.

O deputado estadual Jarbas Filho, pontuou que as crianças e adolescentes têm a oportunidade de se formar desde cedo enquanto cidadãos.

“É através de iniciativas como essa que construímos um Pernambuco sem violência e garantimos o futuro dos nossos jovens”, disse. Já o deputado federal Fernando Monteiro lembrou que é evitando as más práticas que se alcançam diversas conquistas ao longo da vida. “É dizendo não às drogas e à violência que as portas se abrem, e vem o sim para a educação, para o trabalho e para muita coisa boa”, reforçou o parlamentar.

Patrulheiro Mirim – Voltado a estudantes do Ensino Fundamental Il da rede municipal (12 a 14 anos), o programa trabalha temas essenciais ao desenvolvimento integral, como disciplina, hierarquia, relações interpessoais, cidadania, primeiros socorros, meio ambiente, drogas e suas consequências, Lei Maria da Penha e noções básicas de segurança.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); o deputado federal Lucas Ramos;  o deputado estadual Luciano Duque; e os prefeitos Corrinha de Geomarco (Dormentes), Pedro Pilota (Itaíba), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Ismael Lira (Orocó) e Anísio Viana (Casa Nova-BA). Também participaram Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e Odacy Amorim, liderança política da região. 
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:14, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter