Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Projeto quer derrubar decreto de Lula na área de segurança que restringe o trabalho das polícias

O decreto impõe limitações à atividade policial sem previsão legal e condiciona o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Portal de Prefeitura

04 de fevereiro de 2025 às 17:51   - Atualizado às 18:29

Presidente Lula e viaturas

Presidente Lula e viaturas Foto Montagem/Portal de Prefeitura

O deputado federal Mendonça Filho (UB/PE) propôs um projeto de decreto legislativo (PDL) com o objetivo de anular um decreto assinado pelo presidente Lula que busca disciplinar o uso das forças de segurança pública, alegando que o governo federal estaria atropelando a autonomia dos estados.

O decreto impõe limitações à atividade policial sem previsão legal e condiciona o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) aos estados, Distrito Federal e municípios.

Segundo Mendonça, ao invés de fortalecer as polícias estaduais para combater o crime organizado, o governo federal está invadindo a competência dos estados e impondo restrições à atuação policial. "O governo está interferindo no trabalho das polícias e no uso dos recursos destinados à segurança", afirmou o deputado.

O decreto, publicado em dezembro de 2024, estabelece normas para disciplinar o uso da força e o emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo pelas forças de segurança pública. Mendonça criticou a medida, ressaltando que a violência no Brasil está aumentando e que as polícias precisam de mais recursos, treinamento e apoio psicológico. "Para combater o crime, os policiais devem ter melhores condições de trabalho, como equipamentos adequados e suporte emocional", alertou.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) apresentado por Mendonça visa suspender o decreto presidencial e restabelecer os princípios da separação dos poderes e da autonomia dos estados em matéria de segurança pública, conforme previsto pela Constituição Federal. O deputado defendeu que a União não pode ultrapassar suas competências, invadindo a autonomia dos estados e decidindo como as polícias devem atuar.

Veja Também

Além disso, a medida de condicionar o repasse de recursos federais à conformidade com as regras do governo federal é vista como uma ameaça à autonomia dos governadores.

O PDL de Mendonça agora segue para análise das comissões temáticas da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado pelo plenário da Casa, o projeto seguirá para o Senado, onde passará por nova tramitação. Se também for aprovado pelos senadores, o projeto será promulgado pelo Congresso e o decreto do governo será anulado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:06, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter