Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Projeto quer derrubar decreto de Lula na área de segurança que restringe o trabalho das polícias

O decreto impõe limitações à atividade policial sem previsão legal e condiciona o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Portal de Prefeitura

04 de fevereiro de 2025 às 17:51   - Atualizado às 18:29

Presidente Lula e viaturas

Presidente Lula e viaturas Foto Montagem/Portal de Prefeitura

O deputado federal Mendonça Filho (UB/PE) propôs um projeto de decreto legislativo (PDL) com o objetivo de anular um decreto assinado pelo presidente Lula que busca disciplinar o uso das forças de segurança pública, alegando que o governo federal estaria atropelando a autonomia dos estados.

O decreto impõe limitações à atividade policial sem previsão legal e condiciona o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) aos estados, Distrito Federal e municípios.

Segundo Mendonça, ao invés de fortalecer as polícias estaduais para combater o crime organizado, o governo federal está invadindo a competência dos estados e impondo restrições à atuação policial. "O governo está interferindo no trabalho das polícias e no uso dos recursos destinados à segurança", afirmou o deputado.

O decreto, publicado em dezembro de 2024, estabelece normas para disciplinar o uso da força e o emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo pelas forças de segurança pública. Mendonça criticou a medida, ressaltando que a violência no Brasil está aumentando e que as polícias precisam de mais recursos, treinamento e apoio psicológico. "Para combater o crime, os policiais devem ter melhores condições de trabalho, como equipamentos adequados e suporte emocional", alertou.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) apresentado por Mendonça visa suspender o decreto presidencial e restabelecer os princípios da separação dos poderes e da autonomia dos estados em matéria de segurança pública, conforme previsto pela Constituição Federal. O deputado defendeu que a União não pode ultrapassar suas competências, invadindo a autonomia dos estados e decidindo como as polícias devem atuar.

Veja Também

Além disso, a medida de condicionar o repasse de recursos federais à conformidade com as regras do governo federal é vista como uma ameaça à autonomia dos governadores.

O PDL de Mendonça agora segue para análise das comissões temáticas da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado pelo plenário da Casa, o projeto seguirá para o Senado, onde passará por nova tramitação. Se também for aprovado pelos senadores, o projeto será promulgado pelo Congresso e o decreto do governo será anulado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:33, 06 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste.
Retorno

Paulo Câmara recebe convite de Lula para voltar à presidência do Banco do Nordeste

O ex-governador de Pernambuco afirmou que pode retomar as atividades na instituição após cumprir o período de quarentena previsto na legislação.

Lula com mulheres.
Estratégia

Lula grava pronunciamento para o Dia da Mulher visando o eleitorado feminino

A fala do petista ocorre em meio a outras iniciativas que buscam atrair as mulheres. Uma delas é o Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio.

Talíria Petrone, Orlando Silva e Fernanda Melchionna
Adultério

Crise no PSOL: casamento do Orlando Silva acaba após escândalo de traição com Talíria Petrone

O deputado era casado com a parlamentar Fernanda Melchionna, que também pertence à mesma sigla.

mais notícias

+

Newsletter