Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prisão Braga Netto: entenda acusações que pesam contra ex-ministro de BOLSONARO

A PF cumpre um mandado de prisão preventiva, dois de busca e apreensão e uma medida cautelar contra suspeitos de dificultar a obtenção de provas no caso.

Gabriel Alves

14 de dezembro de 2024 às 10:54   - Atualizado às 11:06

Ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Walter Braga Netto.

Ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Walter Braga Netto. Foto: Fernando Frazão/Agencia Brasil

A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado, 14 de dezembro, o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL) em 2022. A prisão ocorreu na residência do militar, em Copacabana, Rio de Janeiro, e ele será mantido sob custódia do Exército no Comando Militar do Leste.

Contexto da prisão

Braga Netto foi indiciado no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, eleito presidente em 2022. A PF cumpre um mandado de prisão preventiva, dois de busca e apreensão e uma medida cautelar contra suspeitos de dificultar a obtenção de provas no caso.

Acusações contra Braga Netto

De acordo com a investigação, Braga Netto teria participado ativamente da elaboração de um plano que previa a derrubada do resultado eleitoral e a instauração de um governo golpista. Entre as ações atribuídas ao ex-ministro estão reuniões com militares e pressão sobre lideranças das Forças Armadas para obter apoio ao plano. Além disso, ele teria incentivado ataques públicos contra generais que se opuseram à trama.

A Polícia Federal identificou Braga Netto como integrante de dois núcleos operacionais responsáveis por articular o golpe. Um deles, o de Incitação Militar, atuava para direcionar ataques pessoais a comandantes que resistissem à adesão ao movimento golpista. O outro, denominado Núcleo de Oficiais de Alta Patente e Apoio, seria responsável por legitimar e apoiar as ações dos demais envolvidos.

Detalhes do plano golpista

O plano incluía medidas como o sequestro de líderes políticos e a eliminação de figuras-chave, como o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF. O objetivo final era anular as eleições de 2022, prorrogar mandatos políticos e organizar um novo pleito, controlado pelos golpistas.

Veja Também

Um documento com o título "Operação 142" detalhava passos do plano e foi encontrado na sede do Partido Liberal, em Brasília. O esboço incluía estratégias para invalidar atos do Supremo Tribunal Federal e reestruturar o Tribunal Superior Eleitoral.

Outras prisões e investigações

Além de Braga Netto, 40 pessoas foram indiciadas por envolvimento no esquema, incluindo Jair Bolsonaro e o general Augusto Heleno. As acusações incluem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, cujas penas podem variar de três a 12 anos de prisão.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:32, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter