Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PL de Bolsonaro conquista vice-presidência da Câmara e do Senado

As eleições para as presidências das duas Casas ocorreram no último sábado, 1º de fevereiro.

Everthon Santos

03 de fevereiro de 2025 às 15:36   - Atualizado às 15:36

Bolsonaro com os vice presidentes da Câmara e do Senado.

Bolsonaro com os vice presidentes da Câmara e do Senado. Foto: DIvulgação

O Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, não conseguiu emplacar nomes para a presidência da Câmara e do Senado, mas garantiu a vice-presidência de ambas as Casas Legislativas.

PL de Bolsonaro tem maior bancada

Apesar de ter a maior bancada na Câmara, com 92 deputados, e a segunda maior no Senado, atrás apenas do PSD, o partido enfrentou dificuldades para consolidar um nome próprio no comando do Congresso Nacional.

Veja Também

Sendo assim, na Câmara dos Deputados, o escolhido para a primeira vice-presidência foi Altineu Cortês (PL-RJ), atual líder da legenda. Contudo, o parlamentar tem um perfil conciliador e consegue dialogar com diferentes grupos políticos, incluindo partidos de esquerda.

Além de assumir a vice-presidência, ele ficará responsável por substituir o presidente da Casa em caso de ausência, o que lhe confere influência nas decisões estratégicas do Legislativo.

Já no Senado, o PL indicou Eduardo Gomes (PL-TO) para a vice-presidência. O senador já atuou como líder do governo Bolsonaro no Congresso e mantém bom trânsito entre as diferentes siglas da Casa.

Sua escolha reflete o desejo do partido de manter uma posição de destaque nas negociações políticas, mesmo sem comandar diretamente o Senado.

As eleições para as presidências das duas Casas ocorreram no último sábado, 1º de fevereiro. O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) assumiu a presidência da Câmara, enquanto o senador Davi Alcolumbre (União-AP)foi eleito para comandar o Senado.

Eleição de Motta

Hugo Motta foi eleito em primeiro turno, com 444 votos. Ele concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco.

Eleição de Alcolumbre

Favorito durante todo o processo, o senador do União Brasil derrotou Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos Pontes (PL-SP). Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) também registraram suas candidaturas, mas retiraram seus nomes da disputa durante o discurso em plenário.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:43, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter