Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PGR apresenta denúncia contra PRIMO dos filhos de BOLSONARO por atos ANTIDEMOCRÁTICOS

O STF deverá analisar se aceita a alão, o que abriria um processo criminal, ou se arquiva o caso.

Everthon Santos

22 de janeiro de 2025 às 13:59   - Atualizado às 13:59

Léo Índio é denuncia pela PGR.

Léo Índio é denuncia pela PGR. Foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, primo dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua suposta participação nos atos antidemocráticos que ocorreram em 8 de janeiro de 2023.

O documento, entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), atribui a Léo Índio cinco crimes, entre eles, associação criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A denúncia é baseada em provas que, segundo a PGR, indicam o envolvimento direto de Léo Índio nos episódios de invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

As imagens registradas e divulgadas pelo acusado, nas quais ele aparece em frente ao Congresso Nacional durante as ações, são apontadas como evidências do seu engajamento nos atos.

Além disso, o órgão argumenta que Léo Índio participou de manifestações em acampamentos antidemocráticos instalados diante de unidades militares após as eleições de 2022.

Veja Também

Outro elemento citado pela PGR é a participação do denunciado em grupos de WhatsApp que promoviam mensagens golpistas e informações falsas, principalmente após o resultado das eleições presidenciais. A Procuradoria destaca que esses conteúdos intensificaram a mobilização de atos que atentaram contra o Estado Democrático de Direito.

Entre os crimes imputados a Léo Índio estão: associação criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado contra o patrimônio da União, com violência e grave ameaça; e deterioração de patrimônio tombado.

O STF deverá analisar se aceita a denúncia, o que abriria um processo criminal, ou se arquiva o caso.

Léo Índio, primo de Carlos, Flávio e Eduardo Bolsonaro, é figura conhecida nos círculos próximos ao ex-presidente. Ele já teve seu nome envolvido em polêmicas como o escândalo das “rachadinhas” e ocupou cargos em Brasília, com altos salários, mas enfrentou denúncias de ser funcionário fantasma. Em uma dessas funções, trabalhou como assessor do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), mas foi exonerado diante das acusações.

Até o momento, a defesa de Léo Índio não se pronunciou. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:43, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter