Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PESQUISA: mais da metade dos brasileiros são contra candidatura de Lula à reeleição

Os foram divulgados pela Quaeest nesta quinta-feira, 12 de dezembro. A margem de erro é de um ponto percentual.

Everthon Santos

12 de dezembro de 2024 às 09:56   - Atualizado às 09:56

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Uma nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 12 de dezembro, revela que o tema da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026 segue polarizando opiniões entre os eleitores brasileiros.

De acordo com o levantamento, 52% dos entrevistados acreditam que Lula não deveria tentar um novo mandato, enquanto 45% defendem a candidatura do petista. Outros 3% afirmaram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa Quaest ouviu 9.598 eleitores entre os dias 4 e 9 de dezembro. Com uma margem de erro de um ponto percentual e um nível de confiança de 95%.

Apesar da divisão, os dados mostram uma mudança significativa na percepção do eleitorado desde o levantamento anterior, realizado em outubro. Na pesquisa anterior, 58% se posicionaram contra a reeleição do presidente, enquanto 40% apoiavam a ideia. 

Atualmente exercendo seu terceiro mandato, Lula já enfrenta debates sobre sua possível candidatura em 2026, embora ainda restem dois anos de governo. O levantamento sugere que, embora a reeleição seja um tema controverso, há sinais de que o governo tem conseguido reconquistar parte do eleitorado, mesmo em um contexto político e econômico desafiador.

Veja Também

Pesquisa sobre aprovação de Lula

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Quaest e divulgada na quarta-feira, 11 de dezembro, revela que o trabalho do presidente Lula é aprovado por 52% dos brasileiros, enquanto 47% expressam desaprovação. Apenas 1% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro e possui margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

Os números refletem uma leve oscilação em relação à pesquisa anterior, divulgada no início de outubro. Naquela ocasião, a aprovação de Lula estava em 51%, um ponto percentual abaixo do resultado atual, enquanto a reprovação era de 45%, dois pontos abaixo do registrado agora.

A região Nordeste continua sendo o principal reduto de apoio ao presidente, onde 67% dos entrevistados aprovam o trabalho de Lula e 32% o desaprovam. No levantamento de outubro, o apoio era maior, com 69% de aprovação, enquanto a reprovação era menor, 26%.

No Sudeste, região de maior peso eleitoral, a reprovação permanece em 53%, enquanto a aprovação caiu de 45% para 44%. Já no Centro-Oeste e Norte, houve uma inversão nos índices, com a desaprovação crescendo de 46% para 50% e a aprovação caindo de 49% para 48%. No Sul, 52% reprovam Lula (em outubro era 52%). A aprovação subiu de 42% para 46%.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:01, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter