Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula venceria Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Marçal em 2026, diz PESQUISA

O levantamento ouviu presencialmente 8.598 eleitores em 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de 1 ponto percentual.

Everthon Santos

12 de dezembro de 2024 às 09:05   - Atualizado às 09:07

Lula fazendo um coração com as mãos.

Lula fazendo um coração com as mãos. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Uma nova pesquisa divulgada pelo instituto Quaest nesta quinta-feira, 12 de dezembro, coloca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma posição confortável para as eleições presidenciais de 2026.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, aponta que Lula venceria todos os principais adversários em cenários de segundo turno, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

O cenário mais competitivo seria entre Lula e Bolsonaro, onde o atual presidente lidera com 51% das intenções de voto contra 35% do ex-mandatário. 

Entre os outros nomes testados, Lula ampliaria sua margem de vitória. Contra o governador Tarcísio de Freitas, o petista obteria 53% dos votos, enquanto o governador ficaria com 28%. Em um confronto com Pablo Marçal, Lula alcançaria 55%, enquanto o adversário teria 22%. A maior vantagem, no entanto, surge em um cenário contra Ronaldo Caiado, em que Lula aparece com 54% das intenções de voto, enquanto o governador de Goiás teria apenas 20%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro. O levantamento ouviu presencialmente 8.598 eleitores em 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de 1 ponto percentual, e o nível de confiança é de 95%.

Veja Também

Pesquisa sobre aprovação de Lula

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Quaest e divulgada na quarta-feira, 11 de dezembro, revela que o trabalho do presidente Lula é aprovado por 52% dos brasileiros, enquanto 47% expressam desaprovação. Apenas 1% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro e possui margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

Os números refletem uma leve oscilação em relação à pesquisa anterior, divulgada no início de outubro. Naquela ocasião, a aprovação de Lula estava em 51%, um ponto percentual abaixo do resultado atual, enquanto a reprovação era de 45%, dois pontos abaixo do registrado agora.

A região Nordeste continua sendo o principal reduto de apoio ao presidente, onde 67% dos entrevistados aprovam o trabalho de Lula e 32% o desaprovam. No levantamento de outubro, o apoio era maior, com 69% de aprovação, enquanto a reprovação era menor, 26%.

No Sudeste, região de maior peso eleitoral, a reprovação permanece em 53%, enquanto a aprovação caiu de 45% para 44%. Já no Centro-Oeste e Norte, houve uma inversão nos índices, com a desaprovação crescendo de 46% para 50% e a aprovação caindo de 49% para 48%. No Sul, 52% reprovam Lula (em outubro era 52%). A aprovação subiu de 42% para 46%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:17, 14 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vorcaro trocou mensagens com Alexandre de Moraes no dia em que foi preso.
Resolução

STF define rito de sessão que vai analisar conversas de Moraes e Vorcaro nesta terça (15); veja detalhes

A Corte confirmou que o julgamento da Corte terá transmissão ao vivo pela TV Justiça e pela internet. 

Coronel Feitosa, Mendonça Filho e Flávio Bolsonaro.
Ato

Coronel Feitosa e Mendonça convocam apoiadores para receber Flávio Bolsonaro no Recife na quarta (16)

O deputado estadual o candidato ao Senado direcionou o chamado a moradores de diferentes regiões de Pernambuco, incluindo Sertão, Agreste, Zona da Mata, Mata Sul e Região Metropolitana.

Taxistas e motoristas de app poderão financiar veículos.
Subsídio

Lula sanciona lei com até R$ 30 bilhões em crédito para motoristas de aplicativo e taxistas

Medida permite financiamento de veículos novos, incluindo elétricos, híbridos e flex, com prazo de até 84 meses.

mais notícias

+

Newsletter