Lula e secretário-geral da ONU se reúnem para discutir ações do G20 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou uma alta na avaliação negativa de sua gestão, conforme aponta a pesquisa Futura Inteligência divulgada na terça-feira, 10 de dezembro.
A pesquisa, realizada entre os dias 18 e 25 de novembro de 2024, revelou que 43,5% dos eleitores consideram a administração do presidente ruim ou péssima. Este é o primeiro levantamento em que a reprovação ultrapassa 40%, superando a marca de 10 pontos percentuais em relação à avaliação positiva.
De acordo com os dados, apenas 32,4% dos entrevistados classificaram o governo Lula como ótimo ou bom, o que representa uma diminuição de 7,1 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior. Já a avaliação de "regular" permaneceu em 22,5%.
A pesquisa também apontou que apenas 1,6% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pergunta sobre a avaliação do governo.
O levantamento, que ouviu 1.000 pessoas com mais de 16 anos, foi realizado por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador (CATI), com uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Quaest e divulgada nesta quarta-feira, 11 de dezembro, revela que o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 52% dos brasileiros, enquanto 47% expressam desaprovação. Apenas 1% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro e possui margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
Os números refletem uma leve oscilação em relação à pesquisa anterior, divulgada no início de outubro. Naquela ocasião, a aprovação de Lula estava em 51%, um ponto percentual abaixo do resultado atual, enquanto a reprovação era de 45%, dois pontos abaixo do registrado agora.
A região Nordeste continua sendo o principal reduto de apoio ao presidente, onde 67% dos entrevistados aprovam o trabalho de Lula e 32% o desaprovam. No levantamento de outubro, o apoio era maior, com 69% de aprovação, enquanto a reprovação era menor, 26%.
No Sudeste, região de maior peso eleitoral, a reprovação permanece em 53%, enquanto a aprovação caiu de 45% para 44%. Já no Centro-Oeste e Norte, houve uma inversão nos índices, com a desaprovação crescendo de 46% para 50% e a aprovação caindo de 49% para 48%. No Sul, 52% reprovam Lula (em outubro era 52%). A aprovação subiu de 42% para 46%.
1
4
21:03, 24 Mar
28
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento Mulheres em Diálogo, divulgada nesta segunda-feira (24), trouxe à tona um cenário negativo quando o assunto é a legalização do aborto.
Os vereadores Thiago Medina (PL) e Felipe Alecrim (Novo) levaram o assunto à Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, 24 de março.
A solenidade ocorreu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença de secretários e políticos do Estado.
mais notícias
+