Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CCJ do Senado retira da pauta PEC que acaba com a reeleição para presidente, governador e prefeito

A comissão tinha marcado para esta quarta-feira, 9 de abril, a reunião que iria votar a proposta que extingue a reeleição para os chefes do Executivo.

Jameson Ramos

09 de abril de 2025 às 12:00   - Atualizado às 12:16

Proposta que veda reeleição recebeu texto substitutivo do relator, senador Marcelo Castro.

Proposta que veda reeleição recebeu texto substitutivo do relator, senador Marcelo Castro. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da reeleição foi retirada de pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a pedido do relator da proposta, Marcelo Castro (MDB). 

A CCJ tinha marcado para esta quarta-feira, 9 de abril, a reunião que iria votar a proposta que acaba com a reeleição para os cargos de presidente da República, governador e prefeito. 

Jorge Kajuru (PSB), autor da PEC, negou que o recuo tenha alguma relação com um suposto pedido do presidente Lula (PT) para que o mandato único seja de seis anos, e não de cinco - como prevê a proposta.

Além de acabar com a reeleição para os Poderes Executivos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a matéria fixa em cinco anos os mandatos para esses cargos. O texto recebeu um substitutivo do relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Segundo Kajuru, a PEC também busca encerrar o ciclo de eleições a cada dois anos, além de fortalecer o sistema partidário e a alternância de poder. O senador destacou que a proposta preserva o direito à reeleição apenas para os atuais ocupantes de cargos no Executivo que estejam em seu primeiro mandato.

Veja Também

"Acredito que o fim da reeleição contribuirá decisivamente para a renovação política tão necessária ao Brasil. Servirá também para fortalecer o sistema partidário, porque as agremiações terão de escolher candidatos que de fato representem seus programas, e ainda vai trazer justiça às disputas eleitorais, uma vez que os diversos candidatos estarão em condições mais igualitárias", declarou.

Kajuru lembrou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, primeiro governante a ser beneficiado com a possibilidade de disputar a reeleição, reconheceu publicamente que “o modelo foi um erro histórico". O senador também relatou que, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 10 dos 11 senadores presentes defenderam a proposta. Segundo ele, Lula se posicionou a favor de mandatos de seis anos.

“Eu não abro mão de quatro para cinco anos, e nunca de quatro para seis anos. É importante frisar que os cinco anos fazem parte da nossa tradição republicana. O período de seis anos foi uma anomalia que valeu apenas para o seu último presidente, João Figueiredo, da ditadura militar que assombrou o país de 1964 até 1985”, disse.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:17, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter