Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

No Recife, cobrança de mães de crianças atípicas surte efeito e prefeito nomeia novos profissionais

O quadro vai compreender a integração de 209 docentes, sendo 160 professores I (educação infantil e anos iniciais) e 49 professores II (anos finais), e 247 ADIs.

Gabriel Alves

07 de abril de 2025 às 12:45   - Atualizado às 13:15

Prefeito do Recife com cabelo pintado, João Campos, e protesto de mães.

Prefeito do Recife com cabelo pintado, João Campos, e protesto de mães. Fotos: Beto Dantas/Portal de Prefeitura e Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

A Rede Municipal de Ensino do Recife nomeou nesta segunda-feira, 7 de abril, 547 novos profissionais para as diversas áreas da educação. (veja vídeo abaixo)

A iniciativa ocorre após diversas manifestações de cobrança de vários setores da sociedade a gestão municipal.

No dia 26 de fevereiro deste ano de 2025, mães de filhos atípicos protestaram por melhoria ao prefeito João Campos (PSB), diante da estrutura do Galo da Madrugada que trouxe como tema uma lembrança pela luta dos direitos dos autistas.

Elas pedem mais respeito e condições para que seus filhos recebam tratamento adequado e com toda assistência necessária.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



A chegada destes novos profissionais, contempla professores I e II, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs) e Agentes Administrativo Escolar (AAEs), demonstra o foco estratégico da gestão municipal em ofertar uma educação de qualidade à comunidade escolar.

O quadro de profissionais vai compreender a integração de 209 docentes, sendo 160 professores I (educação infantil e anos iniciais) e 49 professores II (anos finais), e 247 ADIs, ambos aprovados no último concurso público das respectivas categorias. A convocação deste primeiro semestre letivo contemplará também a chegada de novos AADEEs (72) e AAEs (19) oriundos de uma seleção simplificada.

Protesto em creche do Recife

Na manhã do dia 17 fevereiro, um grupo de mães e funcionários da Creche Nossa Senhora de Aparecida, localizada no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, realizou um protesto na Avenida Caxangá. A creche opera em parceria com a Prefeitura do Recife.

As manifestantes denunciaram supostos casos de maus-tratos e cobraram o pagamento de salários atrasados.

De acordo com as funcionárias, os vencimentos estão atrasados há meses, sem previsão para regularização. Algumas delas afirmam estar sem receber desde o final do ano passado.

Veja Também

As manifestantes fecharam a Avenida Caxangá, uma das principais vias da cidade, para chamar atenção das autoridades. Com cartazes e palavras de ordem, elas pediram uma resposta da gestão municipal e cobraram providências imediatas. A mobilização gerou impacto no trânsito, causando congestionamento na região.

Os funcionários da creche também aproveitaram o momento para denunciar irregularidades na administração da unidade. Segundo os relatos, a instituição recebe repasses da Prefeitura do Recife para manter as operações, mas os recursos não estariam chegando adequadamente aos trabalhadores. Essa situação estaria prejudicando o funcionamento da creche e afetando diretamente o atendimento às crianças.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:11, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter