Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Nikolas Ferreira: "Não precisa gostar de Zambelli para admitir que isso é um ato ilegal"

O parlamentar pede que o presidente da Câmara submeta a decisão da cassação do mandato de daputada ao plenário.

Everthon Santos

04 de junho de 2025 às 19:14   - Atualizado às 19:14

Nikolas Ferreira e Carla Zambelli.

Nikolas Ferreira e Carla Zambelli. Foto: Divulgação

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) saiu em defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) em um post publicado nesta quarta-feira, 4 de junho, no seu perfil no X (antigo Twitter).

O parlamentar de Minas Gerais afirmou que "você não precisa gostar dela (Zambelli) pra admitir que isso é um ato ilegal".

"A Constituição só permite a prisão de deputados em caso de flagrante de crime inafiançável - e ainda assim, determina que a Câmara dos Deputados decida sobre a legalidade da prisão em até 24 horas. Mesmo assim, o ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva da deputada Carla Zambelli sem flagrante, sem crime inafiançável e sem autorização da Câmara", afirmou ele na publicação.

A tese de Nikolas, no entanto, não se aplica a este caso.

"A previsão sobre a prisão em caso de flagrante de crime inafiançável [para deputados] serve apenas para prisões em flagrante. Nada obsta [impede] que demais modalidades de prisão processual, como a provisória ou a temporária, sejam acionadas pelo Judiciário", explica o advogado Fernando Nasser.

Veja Também

"Estas medidas [prisão provisória e temporária], muitas vezes, necessárias para que o próprio processo possa existir. Imaginando as hipóteses tradicionais de prisão provisória, como tentativa de fuga, que é o caso, não há como cogitar que o Judiciário não pudesse, nestas situações, determinar a prisão", ele conclui.

Nikolas Ferreira pede que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, submeta a decisão da cassação do mandato de Zambelli ao plenário.

"Não se trata de proteger uma pessoa, mas de defender o Estado de Direito diante de mais uma grave violação das garantias constitucionais", ele argumenta. Para Nasser, casos de prisão provisória não precisam ser analisados pela Câmara.

O advogado ainda ressalta que "medidas entendidas como mais brandas, mas que buscam dar efetividade ao processo, como a proibição de acessar as redes sociais ou bloqueio de bens, não vejo problema que o ministro determine. Claro que, com relação as redes sociais da mãe e do filho, como essas pessoas não fazem parte do processo, é preciso que haja uma justificativa plausível, por exemplo, se essas redes são usadas pela deputada ou por ela para enviar recados".

O advogado Alberto Rollo ressalta que "toda a fundamentação do julgamento da Carla Zambelli no STF levou em conta que os crimes foram praticados antes da eleição e do mandato". Sendo assim, não seria necessário autorização da Câmara ou aprovação em 24 horas por parte dos deputados.

Zambelli tem sua prisão autorizada pelo STF

Nesta quarta-feira, 4, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decretou a prisão preventiva de Carla Zambelli.

O ministro afirma, em sua decisão, que Zambelli tentou "se furtar da aplicação da lei penal". A decisão também pediu bloqueio dos passaportes da deputada, inclusão do nome dela na lista da Interpol, que a Câmara dos Deputados suspenda pagamentos.

A deputada deixou o país, inicialmente sobre o pretexto de fazer um tratamento médico, após ser condenada a 10 anos de prisão devido a invasão no sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o inquérito, ela teria orquestrado a invasão executada pelo hacker Walter Delgatti Neto, no qual um mandato falso foi emitido para o ministro Alexandre de Moraes.

Carla afirmou que partirá rumo à Itália, país em que possui nacionalidade, e afirmou ser "intocável", e irá retornar apenas "Quando o Brasil voltar a ser uma democracia".

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:44, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter