Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Compete a prefeita Mirella nomear aprovados da Guarda", diz nota da Prefeitura em resposta ao MPPE

O Ministério Público de Pernambuco fez uma recomendação para que a gestão municipal realize a nomeação de guardas municipais para atingir efetivo mínimo de 200 agentes.

11 de abril de 2025 às 06:05

Nota da Prefeitura de Olinda diz que compete a prefeita Mirella nomear aprovados da Guarda, em resposta ao MPPE sobre recomendação de convocação

Nota da Prefeitura de Olinda diz que compete a prefeita Mirella nomear aprovados da Guarda, em resposta ao MPPE sobre recomendação de convocação Imagem: Arte Portal de Prefeitura

Em nota enviada ao site Portal de Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação, a Prefeitura de Olinda se manifestou sobre a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para que a gestão municipal realizasse a convocação de guardas municipais para atingir o efetivo mínimo de 200 agentes.

O comunicado inicia com a lembrança de que o referido concurso foi realizado na gestão do ex-prefeito Lupércio e não na da prefeita atual Mirella Almeida (PSD). Diz ainda que respeita à independência entre os poderes, mas sobre a recomendação do MPPE, reforça que compete à Chefe do Poder Executivo Municipal, realizar novas convocações de acordo com análise em critérios administrativos.

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura de Olinda informa que o concurso público para o cargo de Guarda Municipal foi realizado ainda na gestão anterior. O preenchimento das vagas está condicionado à necessidade do serviço público e à disponibilidade financeira, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Todos os aprovados dentro do número de vagas previsto em edital (22 para ampla concorrência e 2 para pessoas com deficiência) já foram convocados. Além disso, mais de 34 guardas municipais foram nomeados além do quantitativo previsto — 33 da ampla concorrência e 1 PCD.

A possibilidade de novas convocações será analisada de acordo com critérios administrativos, cuja decisão compete à Chefe do Poder Executivo. A recomendação do Ministério Público será avaliada dentro desses parâmetros, com o devido respeito à independência entre os poderes.

Veja Também

A gestão municipal reforça seu compromisso com o fortalecimento da segurança pública, sempre respeitando os limites orçamentários. As ações implementadas já refletem na redução dos índices de violência no município.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Entenda

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda, recomendou à Prefeitura de Olinda nomear candidatos aprovados em concurso público em quantidade suficiente para atingir o efetivo mínimo de 200 integrantes na Guarda Municipal de Olinda.

A cobrança do órgão ocorreu com menos de uma semana da prefeitura ter anunciado o uso de patinetes por parte dos agentes para reforçar a segurança na orla da cidade.

Segundo a Promotora de Justiça Ana Maria de Carvalho, atualmente Olinda conta com 114 guardas municipais, quando o efetivo mínimo indicado para cidades na mesma faixa populacional seria de 200 conforme o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022/2014).

“Em consulta ao Portal da Transparência, constatou-se a existência de 214 vagas para o cargo de guarda municipal de Olinda, das quais apenas 114 vagas estão preenchidas. Dessa forma, a gestão municipal conta com um saldo de 100 vagas livres para provimento”, destacou a Promotora de Justiça.

 

As providências recomendadas pelo MPPE levam em consideração, também, que há concurso vigente para a Guarda Municipal, com resultado homologado em julho de 2024 e um total de 117 aprovados.

A 4º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda fixou o prazo máximo de 30 dias para a gestão municipal informar quais providências foram adotadas. O texto completo da recomendação está disponível no Diário Oficial Eletrônico do dia 3 de abril.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:48, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Feminicídio no Brasil
Artigo

Feminicídio não se combate com propaganda, mas com punição exemplar

Quando um homem agride, ameaça ou mata uma mulher, ele não age por ignorância, mas por convicção de que poderá recuperar sua liberdade em pouco tempo.

João Campos e Simpere
Educação

TCE-PE abre auditoria especial sobre precatórios dos professores do Recife

Após recurso do Ministério Público de Contas, conselheiro reconhece competência do tribunal para apurar termo de cooperação que envolve repasses a escritórios de advocacia.

Prefeito João Campos ao lado de aliados.
Supremo

STF determina trancamento de investigação contra três secretárias da Prefeitura do Recife

Decisão do ministro Gilmar Mendes encerra apuração do Ministério Público de Pernambuco ao apontar ausência de elementos mínimos para continuidade do procedimento.

mais notícias

+

Newsletter