29 de março de 2025 às 11:50 - Atualizado às 12:12
MPPE: Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Foto: Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu um inquérito para investigar possíveis fraudes em um concurso público de Santa Cruz do Capibaribe. A suspeita envolve candidatos aprovados que teriam apresentado diplomas falsos para assumir cargos de professor na rede municipal.
A denúncia partiu do Ministério Público da Paraíba e foi encaminhada para a 2ª Promotoria de Justiça Cível da cidade. A portaria de instauração do inquérito prevê a realização de diligências para apurar as irregularidades e, caso sejam confirmadas, tomar as medidas cabíveis.
Em nota, o MPPE afirmou que a investigação está em andamento e foi decretada como sigilosa.
A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe informou que ainda não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público sobre o caso.
O Instituto Darwin, responsável pela organização do concurso, também afirmou que não foi notificado formalmente pelo MPPE. No entanto, garantiu que iniciará uma apuração interna para esclarecer os fatos e colaborar com os órgãos de fiscalização e controle.
“Conforme previsto em edital, a veracidade das informações e documentos apresentados no ato da inscrição é de responsabilidade exclusiva dos candidatos, que assumem integralmente a responsabilidade civil e penal por eventuais declarações falsas”, destacou o Instituto Darwin em nota.
A deputada estadual Dani Portela (PSOL) enviou uma representação ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), solicitando investigação sobre a possível negligência no bairro Coqueiral, que sofre com o risco de deslizamento de barreiras. O bairro, localizado na região limítrofe do Recife, possui áreas planas e de morro que ficam especialmente vulneráveis durante o período de chuvas.
O pedido surgiu após uma visita de fiscalização realizada pela deputada em 20 de março. Acompanhada pelas vereadoras Kari Santos (PT) e Jô Cavalcanti (PSOL), além do deputado João Paulo (PT), Dani Portela ouviu os relatos de moradores que vivem em áreas de encostas, que estão expostos a constantes riscos de deslizamento.
Após a visita, o gabinete de Dani Portela produziu um dossiê com informações detalhadas sobre a situação no Coqueiral, que foi encaminhado ao Ministério Público junto com o pedido de investigação. O dossiê inclui documentos e requerimentos feitos questionando a falta de ações concretas para resolver a crise de segurança no bairro.
Em sua fala, a deputada destacou que a situação em Coqueiral tem sido negligenciada desde 2022, quando o bairro começou a ser monitorado devido ao risco de deslizamentos.
"Vimos mais uma vez a continuidade da negligência do poder público. As casas são destruídas a cada chuva. A prefeitura do Recife e o governo precisam agir com urgência", afirmou Portela.
08:45, 23 Mai
25
°c
Fonte: OpenWeather
A decisão do ministro foi tomada após parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela manutenção da prisão.
O rapaz invadiu a sede do MDS com explosivos, acompanhado de uma mulher grávida e de duas crianças de 2 e 4 anos.
O grupo também defende que as questões de gênero e de religião não podem ser tratadas no ambiente de ensino.
mais notícias
+