MPPE: Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Foto: Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu um inquérito para investigar possíveis fraudes em um concurso público de Santa Cruz do Capibaribe. A suspeita envolve candidatos aprovados que teriam apresentado diplomas falsos para assumir cargos de professor na rede municipal.
A denúncia partiu do Ministério Público da Paraíba e foi encaminhada para a 2ª Promotoria de Justiça Cível da cidade. A portaria de instauração do inquérito prevê a realização de diligências para apurar as irregularidades e, caso sejam confirmadas, tomar as medidas cabíveis.
Em nota, o MPPE afirmou que a investigação está em andamento e foi decretada como sigilosa.
A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe informou que ainda não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público sobre o caso.
O Instituto Darwin, responsável pela organização do concurso, também afirmou que não foi notificado formalmente pelo MPPE. No entanto, garantiu que iniciará uma apuração interna para esclarecer os fatos e colaborar com os órgãos de fiscalização e controle.
“Conforme previsto em edital, a veracidade das informações e documentos apresentados no ato da inscrição é de responsabilidade exclusiva dos candidatos, que assumem integralmente a responsabilidade civil e penal por eventuais declarações falsas”, destacou o Instituto Darwin em nota.
A deputada estadual Dani Portela (PSOL) enviou uma representação ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), solicitando investigação sobre a possível negligência no bairro Coqueiral, que sofre com o risco de deslizamento de barreiras. O bairro, localizado na região limítrofe do Recife, possui áreas planas e de morro que ficam especialmente vulneráveis durante o período de chuvas.
O pedido surgiu após uma visita de fiscalização realizada pela deputada em 20 de março. Acompanhada pelas vereadoras Kari Santos (PT) e Jô Cavalcanti (PSOL), além do deputado João Paulo (PT), Dani Portela ouviu os relatos de moradores que vivem em áreas de encostas, que estão expostos a constantes riscos de deslizamento.
Após a visita, o gabinete de Dani Portela produziu um dossiê com informações detalhadas sobre a situação no Coqueiral, que foi encaminhado ao Ministério Público junto com o pedido de investigação. O dossiê inclui documentos e requerimentos feitos questionando a falta de ações concretas para resolver a crise de segurança no bairro.
Em sua fala, a deputada destacou que a situação em Coqueiral tem sido negligenciada desde 2022, quando o bairro começou a ser monitorado devido ao risco de deslizamentos.
"Vimos mais uma vez a continuidade da negligência do poder público. As casas são destruídas a cada chuva. A prefeitura do Recife e o governo precisam agir com urgência", afirmou Portela.
2
3
15:30, 15 Abr
31
°c
Fonte: OpenWeather
As obras serão realizadas em parceria com a União, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia as unidades habitacionais.
Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.
Entre os entrevistados, 5% disseram estar indecisos, enquanto 11% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não pretendem votar.
mais notícias
+