Pernambuco, 06 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Renan Santos tem 41% contra 39% de Lula entre eleitores jovens em cenário de 2º turno, aponta Quaest

O resultado mostra a disputa dentro da faixa etária de 16 a 34 anos, colocando do candidato do Missão em evidência.

Ricardo Lélis

15 de agosto de 2026 às 20:50   - Atualizado às 20:52

Renan Santos e Lula.

Renan Santos e Lula. (Fotos: Reprodução e Ricardo Stuckert/PR)

Simulação de segundo turno da pesquisa Quaest mostra Renan Santos (Missão) numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores de 16 a 34 anos, com 41% das intenções de voto, contra 39% do petista.

O resultado mostra uma disputa dentro dessa faixa etária e coloca o nome de Renan Santos em evidência em um segmento considerado relevante para a formação do eleitorado nas eleições presidenciais.

Renan Santos ganha força entre eleitores mais jovens

A vantagem de dois pontos percentuais de Renan sobre Lula esta dentro da margem de erro, deixando os candidatos em empate técnico

Ainda assim, o desempenho chama atenção porque contrasta com a vantagem que Lula mantém em diferentes grupos do eleitorado e reforça a importância dos jovens na disputa presidencial.

Renan Santos, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL) e atualmente no Partido Missão, tenta se apresentar como uma alternativa aos dois principais polos políticos que vêm dominando as eleições brasileiras nos últimos anos.

Veja Também

O desempenho entre os eleitores mais jovens pode ser especialmente relevante para uma candidatura que busca ampliar espaço fora da polarização tradicional entre petistas e bolsonaristas.

Cenário nacional ainda é favorável a Lula

Apesar do resultado entre os jovens, o cenário geral das pesquisas continua mostrando Lula como um dos principais nomes da corrida presidencial.

Levantamento Genial/Quaest divulgado em 14 de agosto apontou Lula com 38% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) apareceu com 31%. Renan Santos registrou 4%, empatado com Ronaldo Caiado (PSD).

Na simulação de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente marcou 43%, contra 40% do senador. O resultado ficou dentro da margem de erro, configurando empate técnico.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 10 e 13 de agosto, em entrevistas presenciais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06773/2026.

Jovens podem ter papel importante na eleição

O comportamento do eleitorado mais jovem vem sendo acompanhado com atenção pelas campanhas. Além de representar uma parcela expressiva do eleitorado, esse grupo costuma apresentar maior circulação de informações políticas pelas redes sociais e pode ser mais receptivo a candidatos que se apresentam como alternativas às estruturas partidárias tradicionais.

O resultado envolvendo Renan Santos também ocorre em um momento no qual diferentes levantamentos apontam mudanças na disputa e redução das diferenças entre alguns dos principais candidatos.

Pesquisas anteriores já haviam identificado desempenho competitivo de Renan em determinados segmentos.

Em levantamento BTG/Nexus divulgado em junho, por exemplo, o candidato do Missão aparecia com 50% entre eleitores de 16 a 24 anos em um cenário de segundo turno contra Lula, que tinha 34%. No conjunto do eleitorado, entretanto, Lula liderava por 48% a 36%.

O dado mais recente reforça, portanto, a necessidade de observar os recortes demográficos das pesquisas, além dos números gerais.

Embora Lula permaneça entre os principais favoritos no cenário nacional, o desempenho de Renan Santos entre os jovens indica que essa faixa do eleitorado pode se tornar um dos campos de disputa mais importantes durante a campanha de 2026.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:50, 06 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Procurador Geral da República, Paulo Gonet.
Desejo

Delegados da PF pedem que Gonet se declare impedido em investigação sobre relatório pedido por Mendonça que cita o PGR

A manifestação ocorreu por meio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), que reúne mais de dois mil delegados.

Ministro Gilmar mendes, do STF
Sugestão

Gilmar Mendes apresenta proposta para vetar delegados da PF como assessores de ministros do STF

A ideia surge em meio à escalada da crise entre os magistrados Alexandre de Moraes e André Mendonça.

Moraes marca data do depoimento de Flávio Bolsonaro em caso de calúnia contra Lula; saiba quando
Declaração

Flávio Bolsonaro diz que Moraes é 'laranja podre' dentro do STF e que ministro tem "gabinete da perseguição"

O candidato a presidente também disse lamentar a decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de não pautar a abertura do processo de impeachment contra o magistrado.

mais notícias

+

Newsletter