25 de março de 2025 às 15:24 - Atualizado às 15:36
Deputados em visita ao bairro de Coqueiral no Recife Foto Montagem/Portal de Prefeitura
A deputada estadual Dani Portela (PSOL) enviou uma representação ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), solicitando investigação sobre a possível negligência no bairro Coqueiral, que sofre com o risco de deslizamento de barreiras. O bairro, localizado na região limítrofe do Recife, possui áreas planas e de morro que ficam especialmente vulneráveis durante o período de chuvas.
O pedido surgiu após uma visita de fiscalização realizada pela deputada em 20 de março. Acompanhada pelas vereadoras Kari Santos (PT) e Jô Cavalcanti (PSOL), além do deputado João Paulo (PT), Dani Portela ouviu os relatos de moradores que vivem em áreas de encostas, que estão expostos a constantes riscos de deslizamento.
Após a visita, o gabinete de Dani Portela produziu um dossiê com informações detalhadas sobre a situação no Coqueiral, que foi encaminhado ao Ministério Público junto com o pedido de investigação. O dossiê inclui documentos e requerimentos feitos questionando a falta de ações concretas para resolver a crise de segurança no bairro.
Em sua fala, a deputada destacou que a situação em Coqueiral tem sido negligenciada desde 2022, quando o bairro começou a ser monitorado devido ao risco de deslizamentos. "Vimos mais uma vez a continuidade da negligência do poder público. As casas são destruídas a cada chuva. A prefeitura do Recife e o governo precisam agir com urgência", afirmou Portela.
Em uma audiência pública realizada em fevereiro na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), moradores de Coqueiral relataram o agravamento da insegurança devido às cinco barreiras em risco de deslizamento, que afetam mais de 20 casas e 97 pessoas. O Coletivo Coqueiral, formado pelos moradores, solicitou medidas emergenciais, como a construção da encosta e a instalação de lonas de proteção, mas as demandas ainda não foram atendidas.
As famílias afetadas também receberam propostas de remoção e auxílio aluguel, com apenas oito famílias aceitando a oferta. A falta de resposta por parte dos órgãos responsáveis tem gerado grande preocupação entre os moradores, que seguem expostos aos riscos de desastres naturais.
3
4
00:35, 30 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar, durante entrevista ao Portal de Prefeitura, também destacou o apoio que o governo federal concede aos municípios.
O vice-presidente do grupo, Alessandro Sena, utilizou as redes sociais para também criticar a gestão João Campos pelo reajuste proposto aos servidores.
A professora, no Dia Mundial da Educação, esteve presente na cerimônia de assinatura da OS para a reconstrução do Liceu, na segunda-feira, 28 de abril.
mais notícias
+