Pernambuco, 15 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputada solicita ao MPPE investigação sobre negligência pública em bairro de risco no Recife

O bairro, localizado na região limítrofe do Recife, possui áreas planas e de morro que ficam especialmente vulneráveis durante o período de chuvas.

Portal de Prefeitura

25 de março de 2025 às 15:24   - Atualizado às 15:36

Deputados em visita ao bairro de Coqueiral no Recife

Deputados em visita ao bairro de Coqueiral no Recife Foto Montagem/Portal de Prefeitura

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) enviou uma representação ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), solicitando investigação sobre a possível negligência no bairro Coqueiral, que sofre com o risco de deslizamento de barreiras. O bairro, localizado na região limítrofe do Recife, possui áreas planas e de morro que ficam especialmente vulneráveis durante o período de chuvas.

O pedido surgiu após uma visita de fiscalização realizada pela deputada em 20 de março. Acompanhada pelas vereadoras Kari Santos (PT) e Jô Cavalcanti (PSOL), além do deputado João Paulo (PT), Dani Portela ouviu os relatos de moradores que vivem em áreas de encostas, que estão expostos a constantes riscos de deslizamento.

Dossiê e ações do poder público

Após a visita, o gabinete de Dani Portela produziu um dossiê com informações detalhadas sobre a situação no Coqueiral, que foi encaminhado ao Ministério Público junto com o pedido de investigação. O dossiê inclui documentos e requerimentos feitos questionando a falta de ações concretas para resolver a crise de segurança no bairro.

Em sua fala, a deputada destacou que a situação em Coqueiral tem sido negligenciada desde 2022, quando o bairro começou a ser monitorado devido ao risco de deslizamentos. "Vimos mais uma vez a continuidade da negligência do poder público. As casas são destruídas a cada chuva. A prefeitura do Recife e o governo precisam agir com urgência", afirmou Portela.

Desafios enfrentados pela comunidade

Em uma audiência pública realizada em fevereiro na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), moradores de Coqueiral relataram o agravamento da insegurança devido às cinco barreiras em risco de deslizamento, que afetam mais de 20 casas e 97 pessoas. O Coletivo Coqueiral, formado pelos moradores, solicitou medidas emergenciais, como a construção da encosta e a instalação de lonas de proteção, mas as demandas ainda não foram atendidas.

As famílias afetadas também receberam propostas de remoção e auxílio aluguel, com apenas oito famílias aceitando a oferta. A falta de resposta por parte dos órgãos responsáveis tem gerado grande preocupação entre os moradores, que seguem expostos aos riscos de desastres naturais.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:31, 15 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Capacitação do Sebrae em Bezerros.
Serviço

Sebrae e Prefeitura de Bezerros oferecem cursos gratuitos sobre inteligência artificial e Reforma Tributária

Programação do movimento Compre do Pequeno acontece de 20 a 22 de outubro, com formações voltadas aos empreendedores do Agreste pernambucano.

Caminhão atinge ônibus em Paulista.
Situação

Caminhão desgovernado bate em ônibus na PE-15 e deixa ao menos nove feridos em Paulista

Acidente ocorreu nas imediações do Terminal Pelópidas Silveira; coletivo transportava funcionários da fábrica da Jeep, em Goiana.

Urna Eletrônica
Alerta

Eleições 2026: site falso cobra Pix para regularizar título eleitoral; entenda o golpe

A Justiça Eleitoral não envia SMS, e-mail ou mensagem de WhatsApp com cobranças ou links para pagamento.

mais notícias

+

Newsletter