Pernambuco, 23 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Motta afirma que Câmara dos Deputados vai pautar urgência dos projetos para combater fraudes no INSS

Presidente da Casa legislativa garante que vai reunir e colocar em votação tudo o que compor um Pacote Antifraude.

Jameson Ramos

17 de maio de 2025 às 09:52   - Atualizado às 09:52

Presidente da Câmra dos Deputados, Hugo Motta.

Presidente da Câmra dos Deputados, Hugo Motta. Foto:

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) afirmou que vai pautar - na próxima semana -, a urgência de projetos de lei destinados a impedir fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

A informação foi confirmada pelo deputado nas suas redes sociais.

"Comuniquei aos líderes da Câmara dos Deputados que, na próxima semana, pautarei a urgência de projetos de lei destinados a impedir fraudes no INSS. Seguindo e sempre respeitando o regimento da Casa, vamos analisar, reunir e votar tudo o que pode compor um Pacote Antifraude", escreveu Motta.

O deputado ressaltou ainda que "esse tema é urgente para milhões de brasileiros e é de urgência para a Cãmara dos Deputados". 

CPMI

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional protocolou, na segunda-feira, 12 de maio, um requerimento pedindo a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A proposta teve a adesão de 223 deputados e 36 senadores - a maioria deles do Centrão e do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas conta até com a assinatura de seis deputados do PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin.

"A investigação das fraudes no INSS é necessária para proteger os direitos dos aposentados e pensionistas, recuperar recursos desviados, responsabilizar os envolvidos, corrigir falhas institucionais, restaurar a confiança pública e prevenir novos crimes contra o sistema previdenciário brasileiro", diz o texto da CPMI. Cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), dar seguimento ou não.

A oposição vem movendo a investigação contra o esquema de cobranças irregulares que soma R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024 como uma das principais pautas neste momento. O grupo á tinha protocolado o requerimento para a criação de uma CPI na Câmara no final de abril.

O ato para oficializar a abertura da comissão de inquérito pode ser lido em uma sessão do Congresso Nacional, a ser realizada no dia 27 de maio. A oposição já driblou o controle da Câmara em 2023, com a CPMI do 8 de Janeiro, que acabou frustrada e sob controle do governo.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:14, 23 Jun

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Erasmo Carlos e Roberto Carlos.
Julgamento

STF vai decidir se contratos antigos de Roberto e Erasmo Carlos valem na era do streaming

A Corte vai responder se esses acordos ainda valem mesmo diante das mudanças trazidas pelas novas tecnologias, como os serviços de streaming. 

Ministra Gleisi Hoffmann e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Declaração

Gleisi Hoffmann diz que Bolsonaro "apela para uma intervenção estrangeira"

A fala da petista acontece após o ex-presidente postar uma foto ao lado do presidente americano Donald Trump e do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Deputada federal Clarissa Tércio.
Manifestação

Clarissa Tércio comemora decisão da Suprema Corte dos EUA que proíbe transição de gênero em menores

A deputada Clarissa Tércio afirmou que, com a decisão, crianças e adolescentes agora estão "protegidos por lei contra os abusos dessa agenda radical".

mais notícias

+

Newsletter