Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes solicita parecer para apreender passaporte de Eduardo Bolsonaro

A PGR vai se manifestar em cinco dias sobre a possibilidade de confiscar o documento do parlamentar.

Everthon Santos

02 de março de 2025 às 12:16   - Atualizado às 12:16

Alexandre de Moraes e Eduardo Bolsonaro.

Alexandre de Moraes e Eduardo Bolsonaro. Foto: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores (PT) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) seja investigado por articulações com políticos dos Estados Unidos contra a Corte.

Os parlamentares Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG) apresentaram duas notícias-crime solicitando que o passaporte do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja apreendido.

Veja Também

As petições foram protocoladas na última quinta-feira, 27 de fevereiro, e encaminhadas ao ministro Alexandre de Moraes, que já conduz investigações sobre atos antidemocráticos.

Os petistas alegam que Eduardo Bolsonaro tentou constranger o STF no cenário internacional e deve ser impedido de sair do Brasil, assim como aconteceu com seu pai.

Na sexta-feira (28), Moraes encaminhou as solicitações para a Procuradoria-Geral da República (PGR), sob o comando de Paulo Gonet, para que o órgão se manifeste em um prazo de cinco dias sobre a possibilidade de confiscar o passaporte do parlamentar.

Os deputados do PT acusam Eduardo Bolsonaro de cometer crimes como obstrução de investigação sobre organização criminosa, coação no curso do processo e atentado contra a soberania nacional. Por fim, o caso segue sob sigilo no STF.

Eduardo Bolsonaro reage às acusações e ao pedido de Moraes

Neste sábado (1º), Eduardo Bolsonaro utilizou as redes sociais para comentar a ofensiva contra ele. Em um vídeo publicado, o deputado afirmou que só será silenciado caso Alexandre de Moraes “corte sua língua”. Isso seria uma referência ao que considera uma tentativa de censura.

O parlamentar vem sendo alvo de críticas por manter contato com políticos conservadores dos Estados Unidos e incentivar discursos contra decisões do STF. Nos últimos meses, ele viajou ao país diversas vezes. O deputado participou de eventos com líderes que questionam o sistema eleitoral brasileiro e as ações do Judiciário.

Aliados de Eduardo Bolsonaro classificam a investida do PT como perseguição política e acreditam que a PGR não acatará o pedido de apreensão do passaporte. No entanto, o STF tem ampliado o cerco contra figuras bolsonaristas envolvidas em investigações sobre tentativas de "desestabilização institucional".

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:40, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter