Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes determina nova ordem a Rumble, e empresa reage com ação na Justiça dos EUA

A medida brasileira determina o bloqueio de uma conta vinculada ao comentarista Rodrigo Constantino.

Isabella Lopes

14 de julho de 2025 às 15:49   - Atualizado às 15:56

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Ministro do STF, Alexandre de Moraes. Foto: Montagem Portal/Casa Branca/Divulgação

A plataforma de vídeos Rumble, junto à rede social Truth Social, entrou com uma ação na Justiça da Flórida neste domingo, 13 de julho, em resposta a uma nova decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida brasileira determina o bloqueio de uma conta vinculada ao comentarista Rodrigo Constantino e exige o fornecimento de dados do usuário, com multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Segundo a petição protocolada nos Estados Unidos, as empresas alegam que receberam a notificação apenas por e-mail, o que consideram uma violação dos procedimentos legais internacionais. Além disso, afirmam que a conta citada já está inativa desde dezembro de 2023 e destacam que Rodrigo Constantino possui cidadania americana desde 2024.

Plataformas alegam ilegalidade e motivação política

No documento entregue à Justiça americana, Rumble e Truth Social afirmam que não pretendem cumprir a decisão brasileira. As empresas argumentam que a ordem do STF “fere leis dos Estados Unidos” e é “inexequível” em território estrangeiro. Elas ressaltam que o pedido não foi submetido a nenhum mecanismo formal de cooperação jurídica entre os países, como determina o protocolo de tratados internacionais.

As redes sociais também afirmam que a nova decisão de Moraes foi emitida apenas dois dias após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter enviado uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expressando preocupação com a atuação do Brasil sobre empresas americanas de tecnologia. Para os advogados das plataformas, o momento da ordem judicial levanta dúvidas sobre um possível viés político na atuação do STF.

Histórico de embates entre STF e plataformas digitais

Essa não é a primeira vez que Rumble e Truth Social questionam decisões judiciais brasileiras. Desde fevereiro de 2024, ambas contestam ordens emitidas por Alexandre de Moraes na Justiça da Flórida. Em maio, pediram inclusive a responsabilização civil do ministro e uma indenização por supostos danos causados pelas medidas, que classificam como “ordens da mordaça”.

Veja Também

A relação entre o STF e as plataformas tem sido marcada por tensões, especialmente no contexto do inquérito das fake news, que investiga a disseminação de desinformação no Brasil. Rodrigo Constantino, figura central nesse embate, teve seu passaporte cancelado em 2023 e tornou-se cidadão americano no ano seguinte. Moraes já havia determinado o bloqueio de contas associadas a ele e outras figuras investigadas por ataques ao sistema eleitoral e ao Judiciário brasileiro.

As plataformas afirmam que as decisões do STF violam princípios constitucionais dos Estados Unidos, como a liberdade de expressão garantida pela Primeira Emenda. Argumentam ainda que, por se tratar de um cidadão americano utilizando uma plataforma sediada nos EUA, o Judiciário brasileiro não teria jurisdição sobre a conta.

Por outro lado, Moraes e o STF justificam as ordens como parte do combate à desinformação, sobretudo em um contexto de ameaças institucionais e ataques virtuais contra membros da Corte. A investigação busca mapear redes que atuam na propagação de notícias falsas com possíveis impactos sobre o Estado Democrático de Direito.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:15, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter