Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro de Lula é suspeito de ter vazado suposto mal-estar causado por Janja na China; saiba quem é

O presidente brasileiro chegou a questionar quem teve a "pachorra" de vazar a conversa.

Jameson Ramos

17 de maio de 2025 às 14:39   - Atualizado às 14:39

Primeira-dama Janja, residente Lula e o Xi Jinping.

Primeira-dama Janja, residente Lula e o Xi Jinping. Foto: Divulgação

O vazamento da conversa que o presidente Lula (PT) e a primeira-dama Janja da Silva tiveram com o presidente chinês, Xi Jinping, causou um tremendo mal-estar na alta cúpula do governo, principalmente entre os integrantes da comitiva que viajou para o país asiático.

Lula e Janja ainda tentam descobrir quem foi o responsável por vazar a conversa sobre os efeitos do TikTok no Brasil - o que teria irritado Xi Jinping. 

O presidente brasileiro chegou a questionar quem teve a "pachorra" de vazar a conversa. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, a suspeita compartilhada por diversos integrantes da comitiva é que o responsável seja o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) - o que foi negado por ele.

Segundo informado por integrantes da comitiva à coluna de Bergamo, Costa já tem um histórico de "bombardear" a primeira-dama nos bastidores, a ponto de existirem episódios de desentendimento entre os dois.

A conclusão tida pelos integrantes da comitiva é de que os outros ministros que estavam no jantar não teriam coragem, nem perfil, para desqualificar a primeira-dama vazando conversa de um encontro reservado entre o presidente da República e Jinping.

Veja Também

Entenda

Durante encontro oficial entre a delegação brasileira e o presidente da China, Xi Jinping, a primeira-dama Janja protagonizou um momento de tensão ao pedir a palavra para criticar o TikTok, rede social chinesa amplamente utilizada no Brasil.

Segundo integrantes da comitiva, a intervenção não estava prevista na agenda do encontro e surpreendeu os presentes.

Janja teria alertado sobre os efeitos nocivos da plataforma digital, afirmando que o algoritmo do TikTok favoreceria conteúdos da extrema direita e representaria um desafio à democracia brasileira. A fala foi considerada inoportuna e gerou desconforto entre os anfitriões chineses.

De acordo com relatos, o próprio presidente Xi Jinping respondeu que o Brasil tem "legitimidade para regular e até banir, se quiser", a atuação da rede social em seu território.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:23, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

mais notícias

+

Newsletter