Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro de Lula afirma que proposta para tirar CNH sem autoescola está na "fase final"

"O presidente tem preocupação com o alto custo para tirar a carteira de habilitação", disse Renan Filho.

Everthon Santos

30 de julho de 2025 às 09:53   - Atualizado às 09:53

Ministro de Lula afirma que proposta para tirar CNH sem autoescola está na fase final.

Ministro de Lula afirma que proposta para tirar CNH sem autoescola está na fase final. Foto: Agência Brasil

O Governo Lula estuda acabar com a exigência de autoescola para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B, que englobam motos e carros. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a proposta está em fase final e já foi apresentada ao presidente da República.

A ideia é permitir que o futuro condutor aprenda a dirigir por conta própria ou com ajuda de outras pessoas, como amigos ou familiares. No entanto, o candidato seguirá obrigado a passar pelas provas teórica e prática, que continuarão sendo aplicadas pelos órgãos de trânsito.

“O presidente Lula tem preocupação com o alto custo para tirar a carteira”, afirmou Renan em entrevista ao Metrópoles. Atualmente, o processo de obtenção da CNH pode ultrapassar os R$ 2 mil, valor considerado inviável para muitas pessoas de baixa renda.

De acordo com o ministro, o governo não pretende enviar a proposta ao Congresso Nacional. A mudança ocorrerá por meio de uma alteração nas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que está vinculado ao Ministério dos Transportes.

Renan Filho informou que todos os setores envolvidos já estão cientes da proposta. Segundo ele, o plano está pronto e o governo aguarda apenas o momento mais adequado para anunciá-lo oficialmente.

Veja Também

“Estamos na fase final. A proposta já foi finalizada. Agora, discutimos o melhor timing para oficializar”, declarou o ministro.

O governo também encomendou pesquisas de opinião para avaliar a receptividade da medida. De acordo com o Renan Filho, a maioria da população consultada apoia a mudança.

“Politicamente é um programa forte”, disse.

A medida, no entanto, não se aplica a categorias profissionais, como as carteiras C, D e E, voltadas a motoristas de caminhões, ônibus ou veículos com carga e passageiros. Nesses casos, a exigência de cursos específicos continuará valendo.

“As carteiras profissionalizantes precisam de outra lógica. Esse modelo é pensado apenas para as categorias A e B”, esclareceu Renan Filho.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:32, 25 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026
Eleições 2026

Domingo de decisão: veja onde haverá disputa por presidente, governador e prefeito

A votação ocorre das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, com ajustes nos locais que seguem fusos horários diferentes.

Ministro Dias Toffoli.
Posição

Toffoli defende regras para impedir que propaganda eleitoral vire "arena de ofensas"

Ministro do STF e do TSE criticou ataques entre candidatos às vésperas do segundo turno e defendeu que campanhas priorizem propostas políticas.

Flávio Bolsonaro e Lula
Pesquisa

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 51% dos votos válidos e Lula soma 49% no segundo turno

O instituto entrevistou presencialmente 3.702 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 23 e 24 de outubro.

mais notícias

+

Newsletter