Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa Quaest: 51% dos brasileiros desaprovam trabalho do Congresso

No grupo de pessoas com ensino superior completo, esse número sobe para 59%.

Everthon Santos

21 de julho de 2025 às 10:14

Congresso Nacional.

Congresso Nacional. Foto: Rodolfo Stuckert

Um levantamento feito pela 15ª rodada da pesquisa Genial/Quaest revelou a insatisfação dos brasileiros em relação ao trabalho do Congresso Nacional.

Os dados mostram que a maioria da população desaprova a atuação dos parlamentares e também rejeita a proposta de aumentar o número de deputados federais.

De acordo com os números apresentados, 51% dos entrevistados afirmaram que desaprovam o trabalho realizado atualmente pelo Congresso. Em contrapartida, 42% disseram aprovar a atuação dos parlamentares. Um grupo de 7% não soube ou preferiu não responder à pergunta.

Outros cenários

A pesquisa revela ainda que a percepção negativa é mais acentuada em determinados segmentos da população. Entre os homens, a desaprovação alcança 55%. No grupo de pessoas com ensino superior completo, esse número sobe para 59%. Já entre os entrevistados com renda familiar acima de cinco salários mínimos, a taxa de desaprovação chega a 60%.

Por outro lado, a pesquisa indica que a aprovação ao Congresso é maior entre os brasileiros com renda familiar de até dois salários mínimos. Nessa faixa, 47% aprovam o trabalho dos deputados e senadores, enquanto 44% expressam desaprovação. Essa é a única faixa em que o número de avaliações positivas supera o de negativas.

Veja Também

Além da avaliação geral do Congresso, a pesquisa Genial/Quaest também investigou a opinião da população sobre a recente proposta que prevê o aumento do número de deputados federais. Atualmente, a Câmara dos Deputados conta com 513 parlamentares. A proposta em discussão eleva esse total para 531.

Nesse ponto,  85% dos brasileiros entrevistados afirmaram que desaprovam a ideia de ampliar o número de cadeiras no Legislativo. Apenas 9% disseram aprovar a mudança, enquanto outros 6% não souberam opinar ou não responderam.

Sobre a pesquisa

A consulta, realizada entre os dias 10 e 14 de julho, ouviu 2.004 pessoas presencialmente em todas as regiões do país e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:36, 25 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente TSE, Nunes Marques.
Monitoramento

Presidente do TSE, ministro Nunes Marques, acompanha abertura de sua seção eleitoral em Brasília

A eleição de 2026 foi marcada por uma série de medidas judiciais contra informações falsas, especialmente publicações nas redes sociais.

Conta de Luz
Decisão

STF define início do prazo de dez anos para devolução de cobranças indevidas na conta de luz

A contagem começa quando as empresas recuperaram o dinheiro pago a mais à Receita Federal ou quando a compensação tributária tiver sido definitivamente homologada. 

Brasileiros vão às urnas e votação para escolher o presidente do país no 2° turno é iniciada
Eleições

Brasileiros vão às urnas e votação para escolher o presidente do país no 2° turno é iniciada

Em cinco estados e no Distrito Federal, os eleitores irão também escolher governador. Nos outros locais, onde o governador já foi eleito no primeiro turno, será preciso apenas escolher o presidente. 

mais notícias

+

Newsletter