Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministério da Saúde reduz idade para mamografia no SUS após solicitação de Eduardo e Lula da Fonte

A decisão atende a uma demanda antiga de entidades médicas e dos parlamentares que defendem o diagnóstico precoce como a principal forma de reduzir a mortalidade por câncer de mama.

Isabella Lopes

24 de setembro de 2025 às 15:26   - Atualizado às 15:27

Eduardo e Lula da Fonte junto com ministro da saúde.

Eduardo e Lula da Fonte junto com ministro da saúde. Foto: Divulgação.

Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte celebraram a redução da idade mínima dos 50 para os 40 anos, para exames de mamografia através do SUS. Os deputados haviam solicitado ao Ministério da Saúde a redução da idade mínima para a realização gratuita de mamografias, devido ao elevado índice de crescimento da doença, a partir dos 40 anos.

O pedido foi acatado pelo Ministério da Saúde, que anunciou nesta terça-feira, 23 de setembro, a ampliação do acesso ao exame. A decisão atende a uma demanda antiga de entidades médicas e dos parlamentares que defendem o diagnóstico precoce como a principal forma de reduzir a mortalidade por câncer de mama.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 74 mil novos casos da doença em 2025, e quase um quarto deles afeta mulheres entre 40 e 49 anos.

“Essa é uma vitória muito importante. O nosso pedido foi atendido e, a partir de agora, milhares de mulheres terão acesso ao exame mais cedo. Isso salva vidas e mostra que as políticas públicas tem que estar a serviço da população”, afirmou Lula da Fonte.

Atualmente, a legislação brasileira (Lei nº 11.664/2008 e Portaria nº 61/2015) garantia a mamografia gratuita apenas para mulheres entre 50 e 69 anos. Com a decisão do Ministério da Saúde, o Brasil avança em linha com recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia e de órgãos internacionais, que orientam a realização do exame já a partir dos 40 anos.

Veja Também

Com essa medida, Eduardo e Lula da Fonte reforçam ainda mais seu compromisso em defender mais políticas públicas de prevenção e cuidado integral da saúde da mulher, fortalecendo o SUS como referência de acesso universal. 

É importante destacar a luta dos deputados para ofertar uma saúde digna e de qualidade aos pernambucanos, destinando recursos importantes para instituições, como o Hospital do Câncer, IMIP, Oswaldo Cruz, Instituto do Câncer Infantil do Agreste, Hospital do Câncer do Sertão, Hospital da Restauração, entre outros.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:10, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter