Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Meu filho não é pizza para estar neste rodízio", diz mãe sobre falta de AADEE nas escolas de Recife

O protesto foi feito durante uma reunião solene, na Câmara do Recife, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.

Portal de Prefeitura

03 de abril de 2025 às 18:51   - Atualizado às 18:51

Mãe protestando contra esquema de rodízio nas escolas do Recife.

Mãe protestando contra esquema de rodízio nas escolas do Recife. Foto: Guga Matos/Câmara do Recife

A Câmara Municipal do Recife realizou, na quarta-feira, 2 de abril, uma reunião solene em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. O evento homenageou associações, coletivos e profissionais que atuam na defesa dos direitos das pessoas autistas. A cerimônia também reforçou a necessidade de ampliar a conscientização e fortalecer a inclusão social.

Apesar do tom de celebração, a sessão foi marcada por protestos de mães que enfrentam dificuldades para garantir o direito à educação de seus filhos.

No Plenário, uma mãe ergueu um cartaz que chamou a atenção dos presentes. 

"Meu filho não é pizza para estar em rodízio. Meu filho precisa de uma AADEE! Cadê a inclusão nas escolas?"

A frase expôs uma queixa recorrente entre as famílias. Muitas crianças não conseguem vagas em creches no Recife devido ao diagnóstico de autismo. Além disso, aquelas que conseguem ingressar na rede pública de ensino enfrentam a falta de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE).

Veja Também

Sem esses profissionais, estudantes autistas são submetidos a um esquema de rodízio, onde só vão para escola alguns dias da semana, o que compromete o aprendizado e dificulta a adaptação ao ambiente escolar.

A vereadora Liana Cirne (PT), que promoveu a reunião, ressaltou a importância de combater o desconhecimento e o preconceito sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A parlamentar também citou dados nacionais que indicam que uma em cada 68 pessoas no Brasil está dentro do espectro autista e ressaltou a necessidade de políticas públicas eficazes.

"Hoje, no Recife, muitas crianças estão sem matrículas nas escolas simplesmente por serem autistas, tanto em instituições públicas quanto privadas. Isso fere a Lei Brasileira de Inclusão e a Constituição, que garantem o direito à educação para todos", denunciou. Ela também apresentou um projeto de lei de sua autoria que propõe a redução da jornada de trabalho para pais e tutores de autistas, além de adultos autistas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:22, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

mais notícias

+

Newsletter