Momento em que metrô quebra e passageiros andam por trilhos. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Nesta segunda-feira, 25 de agosto, o ministro das Cidades, Jader Filho, reconheceu que o recife/">metrô do Recife está sucateado e enfrenta sérios problemas na prestação de serviços à população. (Veja vídeo abaixo)
Em entrevista à CNN Brasil, o ministro admitiu a necessidade de maiores investimentos no sistema de transporte público da capital pernambucana.
Jader afirmou ainda que, somente em 2025, o governo federal já destinou R$ 150 milhões para obras e melhorias no metrô do Recife, com o objetivo de recuperar a estrutura e garantir um serviço mais eficiente e seguro para os usuários.
No entanto, o mesmo reconhece que ainda há muito o que ser feito.
Veja vídeo:
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realizou, na última quinta-feira, 21 de agosto, mais uma assembleia para avaliar os rumos da luta contra a privatização da CBTU Recife. A categoria decidiu manter o estado de greve e ampliar a campanha estadual em defesa do metrô público.
Durante o encontro, os metroviários fizeram uma retrospectiva da última semana, quando paralisaram o sistema por 24 horas durante a passagem do presidente Lula pelo Recife.
A mobilização repercutiu em todos os meios de comunicação, entregou documento de reivindicações e garantiu audiência em Brasília com a ministra da Gestão, Esther Dweck, e assessores do ministro Rui Costa.
Segundo Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE e da Fenametro, a adesão da categoria foi total e mostrou a força da luta:
“Essa foi uma ação assertiva porque aconteceu no dia da visita do presidente Lula, dividindo espaço com a maior pauta política do estado. Conquistamos um canal de diálogo com o governo federal e um compromisso: independentemente do rumo da CBTU, os empregos da categoria estarão garantidos. Isso é fruto direto da nossa mobilização”, afirmou.
O dirigente também cobrou da governadora Raquel Lyra medidas efetivas para fortalecer o transporte público, em vez de insistir na agenda privatista:
“Se a governadora quer realmente ajudar o metrô do Recife, que retire a tarifa de energia de tração no horário de pico ou reduza impostos que pesam sobre o sistema. Isso sim é compromisso com a população — não entregar o metrô ao setor privado.”
A assembleia reforçou que a luta contra a privatização é também pela defesa de um metrô acessível, estatal e de qualidade para toda a população da Região Metropolitana do Recife. Como encaminhamentos, os metroviários aprovaram:
O Sindmetro-PE convoca toda a categoria e a sociedade a seguirem mobilizados: cada ato, cada paralisação e cada denúncia têm sido fundamentais para impedir a entrega do metrô ao setor privado e defender o direito de ir e vir da população trabalhadora.
2
21:54, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+