Pernambuco, 17 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Lula se reúne com líderes indígenas para discutir sobre conflitos fundiários

Desde o início do mês de agosto, os Guarani- Kaiowá denunciam ataques na região da Terra Panambi-Lagoa Rica,na cidade de Douradinha, no Paraná.

10 de agosto de 2024 às 17:20   - Atualizado às 17:20

Lula se reúne com líderes indígenas para discutir sobre conflitos fundiários.

Lula se reúne com líderes indígenas para discutir sobre conflitos fundiários. Lula se reúne com líderes indígenas para discutir sobre conflitos fundiários.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado (10), em Brasília, uma comitiva de lideranças Guarani-Kaiowá para tratar sobre os sucessivos conflitos fundiários no Mato Grosso do Sul. Desde o início do mês de agosto, os indígenas denunciam ataques na região da Terra Indígena (TI) Panambi-Lagoa Rica, na cidade de Douradina, já delimitada, mas ainda sem homologação no processo de demarcação.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O grupo pede a desmobilização de um acampamento ocupado por ruralistas que estariam promovendo os atos de violência, mais segurança para a região e a conclusão do processo de demarcação da TI. Na última quinta-feira (8), 45 representantes dos povos Guarani e Guarani-Kaiowá realizaram um ato em frente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP),“pelo fim do massacre em curso, na Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica".

Um grupo menor foi recebido pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, e pela secretária nacional de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho, no Palácio da Justiça. Foram anunciadas medidas de segurança, como reforço do efetivo da Força Nacional e a criação de uma sala de situação para atuar nas demandas na região.

Em nota, o MJSP informou que o documento que identifica a área como de ocupação tradicional indígena segue válido, mas o andamento do processo de demarcação está suspenso por ordem judicial. Com superfície aproximada de 12.196 hectares e perímetro de cerca de 63 km, os limites da Terra Indígena Panambi-Lagoa Rica foram estabelecidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em 2011.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

00:20, 17 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ônibus.
Melhoria

NOVO PAC: Governo Lula libera R$ 277 MILHÕES para RENOVAR frota de ônibus; SAIBA ONDE

No total serão oito municípios de cinco estados brasileiros que serão contemplados em processo de descarbonização dos veículos pelo país.

João Campos em campanha no Alto José Bonifácio.
Compromisso

JOÃO Campos destaca entregas em áreas de MORRO DO RECIFE durante CAMINHADA no Alto José Bonifácio

O prefeito candidato a reeleição conversou com moradores e comerciantes da região e reforçou propostas de campanha.

Lula Cabral tem candidatura impugnada.
Barrado

TRE-PE INDEFERE novamente CANDIDATURA DE LULA Cabral à Prefeitura do CABO de Santo Agostinho

O postulante foi denunciado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta após ter suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal por desvio de mais de R$ 92 milhões dos cofres do Caboprev.

mais notícias

+