Presidente Lula. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.
"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.
Estadão Conteúdo
1
4
06:49, 05 Mai
24
°c
Fonte: OpenWeather
A expectativa é que o encontro aborde temas econômicos, incluindo tarifas de importação e a retomada de parcerias comerciais, além de questões geopolíticas, como a Venezuela.
Levantamentos dos institutos Veritá e DataTrends trazem dados atualizados sobre a sucessão estadual e a disputa pelas cadeiras no Senado Federal.
Ele estava internado no hospital DF Star, em Brasília, desde a última sexta-feira, 1º de maio. A operação ocorreu sem intercorrências e o ex-presidente apresentou boa evolução clínica.
mais notícias
+