Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula sanciona lei que institui o Dia Nacional do Brega, na data de nascimento de Reginaldo Rossi

O gênero musical que se popularizou no Brasil principalmente a partir da década de 1960.

Everthon Santos

22 de maio de 2025 às 14:59   - Atualizado às 15:02

Reginaldo Rossi.

Reginaldo Rossi. Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 21 de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei 5.616/2023 que institui o Dia Nacional do Brega, comemorado no dia 14 de fevereiro, data de nascimento do cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega, que faleceu em 2013.

O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) é o autor do projeto. Na justificativa, ele apontou a importância econômica do brega, que movimenta uma cadeia produtiva fundamental para as periferias urbanas e rurais, principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Pedro Campos ainda disse que o ritmo resistiu e cresceu mesmo diante de preconceitos, ajudando a propagar a identidade da periferia.

"É inegável que a raiz do brega é periférica. A raiz do brega vem das comunidades mais pobres, quer seja do estado de Pernambuco, quer seja do Nordeste e do Brasil, e por isso o caminho do brega sempre foi mais difícil, é por isso que muitas vezes [o ritmo] foi utilizado como algo pejorativo, algo cafona, não como algo que ressaltava e reforçava os sentimentos", declarou.

 

Veja Também

Gênero democrático

Brega é um gênero musical que se popularizou no Brasil principalmente a partir da década de 1960. Abrange uma variedade de ritmos, como o samba-canção e o bolero, e é caracterizado por letras românticas e sentimentais.

Segundo Humberto Costa, por ter se expandido muito nas periferias, o brega enfrentou muitos estigmas sociais. Na avaliação dele, é uma forma de expressão autêntica com forte apelo social.

“É um gênero musical verdadeiramente democrático”, afirmou ele.

Ao reiterar que Recife teve grande importância para o desenvolvimento do brega, o senador destaca que a cidade foi o berço de artistas renomados, como Reginaldo Rossi e Augusto César.

Ele lembra que o gênero foi declarado Expressão Cultural Pernambucana e Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Recife.

“Conceder a Recife esse título é reconhecer o esforço do município na promoção de um gênero que muito representa seu povo e toda a população brasileira”, defendeu Humberto.

Ele também reiterou que o brega movimenta uma cadeia de produção que envolve produtores, compositores, gravadoras, artistas e diversos outros profissionais do ramo musical, criando e empregos e estimulando o comércio regional.

Dia nacional

No início de abril, a mesma comissão aprovou um projeto de lei que cria o Dia Nacional do Brega, o PL 5.616/2023, que também foi enviado para a sanção do presidente da República.

Essa proposta determina que a data será comemorada anualmente em 14 de fevereiro — dia em que nasceu o cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega, que faleceu em 2013.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:03, 25 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeito Carlos Santana e todos os vereadores de Ipojuca confirmam apoio à reeleição de Raquel Lyra
Reforço

Prefeito Carlos Santana e todos os vereadores de Ipojuca confirmam apoio à reeleição de Raquel Lyra

O encontro que marcou a aliança contou com a presença da deputada estadual Simone Santana, do candidato ao Senado pela Coligação Pernambuco de Coração, Eduardo da Fonte.

Urna Eletrônica.
Medida

Eleições 2026: 173 seções eleitorais em Pernambuco são alteradas; confira mudanças

Mudanças atingem 29 municípios do estado e foram feitas principalmente por causa de reformas e interdições nos locais originais.

.Eduardo da Fonte e Felipe Andrade.
Articulação

Felipe Andrade, vice-prefeito de Paulista, declara apoio à candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado

A definição ocorreu após uma reunião na sede do Partido Progressistas (PP), na Zona Sul do Recife.

mais notícias

+

Newsletter