Shevchenko e Elloco e a deputada Rosa Amorim. Foto: Montagem Portal/Divulgação/Reprodução
A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o projeto de lei da deputada Rosa Amorim (PT), que propõe a criação do "Dia Estadual do Brega Funk".
Segundo Rosa, a aprovação é "um passo muito importante para que ele vire uma data oficial no calendário do estado". O projeto ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Alepe.
A proposta da deputada é que a data seja celebrada no dia 21 de março, data da morte do Mc Elloco, que fazia dupla com Shevchenko. "Um dos expoentes do ritmo que mostrou a potência das periferias de Pernambuco para o Brasil", destaca Rosa Amorim.
MC Elloco
Cleiton José Silva, conhecido como MC Elloco, morreu no dia 21 de março do ano passado, aos 34 anos, após sofrer um quadro de edema pulmonar agudo, que provavelmente foi causado por um infarto.
Ele fazia dupla, de sucesso, com o também MC Shevchenko, sendo uma das duplas mais famosas do brega funk e responsáveis por disseminar o "passinho dos 'maloka", que se tornou uma febre em Pernambuco até os dias atuais.
Dia nacional do Brega
O Senado aprovou no mês passado o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Brega, que será comemorado anualmente em 14 de fevereiro, data de nascimento do cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega, que faleceu em 2013.
O autor do projeto, o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) apontou, na época, a importância econômica do brega, que, de acordo com ele, movimenta uma cadeia produtiva fundamental para as periferias urbanas e rurais, principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.
“É inegável que a raiz do brega é periférica. A raiz do brega vem das comunidades mais pobres, quer seja do estado de Pernambuco, quer seja do Nordeste e do Brasil, e por isso o caminho do brega sempre foi mais difícil, é por isso que muitas vezes [o ritmo] foi utilizado como algo pejorativo, algo cafona, não como algo que ressaltava e reforçava os sentimentos”. disse.
2
4
10:05, 09 Jul
26
°c
Fonte: OpenWeather
O Senado afirma que está ciente da situação, que a presença dos bichos é comum e que toma as providências necessárias para o controle dos escorpiões.
Para Nikolas Ferreira, a esquerda está com medo dos seus adversários e, por isso, estaria fazendo uma "caça às bruxas" para ter o caminho "livre" em 2026.
A medida pode ter efeito cascata, já que também será necessário igualar a proporcionalidade nas Assembleias Legislativas e até nas Câmaras Municipais.
mais notícias
+