Pernambuco, 27 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dia Nacional do Brega é aprovado pelo Senado e vai para sanção do presidente Lula

14 de fevereiro, dia do nascimento do cantor Reginaldo Rossi, foi a data escolhida para celebrar a importância histórica do ritmo.

Jameson Ramos

02 de abril de 2025 às 09:20   - Atualizado às 09:22

Dia do Brega será celebrado na data de nascimento do cantor Reginaldo Rossi.

Dia do Brega será celebrado na data de nascimento do cantor Reginaldo Rossi. Foto: Patrick Silva/Setur

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou na terça-feira, 1º de abril, em decisão terminativa, o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Brega (PL 5.616/2023). A proposta, que teve origem na Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável da senadora Augusta Brito (PT-CE). Caso não haja recurso para votação no Plenário do Senado, o texto seguirá para a sanção do presidente da República.

O projeto estabelece que o Dia Nacional do Brega será comemorado anualmente em 14 de fevereiro, data de nascimento do cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega, que faleceu em 2013. 

Ao apoiar a iniciativa, Augusta Brito destacou a relevância desse gênero musical para a formação da identidade nacional brasileira. “A importância do brega para a identidade nacional está justamente em sua capacidade de contar o Brasil real, aquele que sofre, que ama intensamente, que sente ciúmes, que dança apesar da dor”.

O autor do projeto, o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), acompanhou a votação na comissão. Ele apontou a importância econômica do brega, que, de acordo com ele, movimenta uma cadeia produtiva fundamental para as periferias urbanas e rurais, principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Pedro Campos disse que o ritmo resistiu e cresceu mesmo diante de preconceitos, ajudando a propagar a identidade da periferia. “É inegável que a raiz do brega é periférica. A raiz do brega vem das comunidades mais pobres, quer seja do estado de Pernambuco, quer seja do Nordeste e do Brasil, e por isso o caminho do brega sempre foi mais difícil, é por isso que muitas vezes [o ritmo] foi utilizado como algo pejorativo, algo cafona, não como algo que ressaltava e reforçava os sentimentos”.

Veja Também

A presidente da CE, senadora Teresa Leitão (PT-PE), enalteceu o brega como movimento cultural, ressaltou a irreverência do cantor Reginaldo Rossi e reconheceu o significado da data para a preservação da cadeia produtiva que o ritmo movimenta. 

“Para nós, lá de Pernambuco, o relatório [de Augusta Brito] caiu como uma luva. O texto evidencia muito fortemente esse significado: é cafona para alguns, mas é muito representativo para outros”, pontuou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:30, 27 Out

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula completa 81 anos após vitória que garantiu quarto mandato presidencial.
Comemoração

Lula completa 81 anos após vitória que garantiu quarto mandato presidencial

Reeleito com 51,79% dos votos válidos, petista assumirá novo governo em janeiro de 2027 e ampliará recorde como presidente mais velho a tomar posse no Brasil.

Flávio Bolsonaro ao lado de aliados após resultado nas Eleições 2026.
Deslocamento

Flávio Bolsonaro teria ido aos EUA após ordem do STF para entregar passaportes, diz jornal argentino

Senador Rogério Marinho negou a viagem, enquanto a suposta saída do país é apurada após decisão do STF que determinou a entrega dos passaportes.

Presidente Lula.
Alteração

Lula vai tomar posse para quarto mandato em 5 de janeiro; entenda mudança

Desde a promulgação da Constituição de 1988, a data de posse ocorria sempre no dia 1º de janeiro.

mais notícias

+

Newsletter