Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula sai em defesa do STF após EUA revogarem visto de Moraes

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira, 18 de julho, o cancelamento do visto do ministro, de seus familiares e "aliados na Corte".

Isabella Lopes

19 de julho de 2025 às 14:47   - Atualizado às 14:53

Lula e Moraes.

Lula e Moraes. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Lula partiu em solidariedade ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que teve o visto norte-americano revogado, por uma decisão do governo de Donald Trump

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira, 18 de julho, a revogação do visto de Moraes, de seus familiares e “aliados na Corte”. Sem, no entanto, deixar claro quais ministros do STF serão atingidos pela medida.

Em nota, o presidente Lula declarou que nenhum tipo de intimidação ou ameaça irá comprometer as instituições nacionais e reafirmou:

"A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações".

O anúncio de Marco Rubio foi feito pelas redes sociais. No comunicado, ele afirmou que Moraes tem perseguido Bolsonaro e promovido censura. “Uma política de caça às bruxas”. O STF ainda não se manifestou oficialmente sobre a revogação dos vistos.

Veja Também

O fato é que esse anúncio veio horas depois do ex-presidente Jair Bolsonaro ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal, que determinou buscas e apreensões e algumas medidas cautelares.

Entre elas: tornozeleira eletrônica, recolhimento em casa entre sete da noite e seis da manhã durante a semana e horário integral aos finais de semana e feriados, além da proibição de uso de redes sociais.

Essas medidas foram determinadas no inquérito que investiga o filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado e que está nos Estados Unidos. Ele é investigado por sua atuação junto ao governo norte-americano para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro em troca da anistia ao pai.

Eduardo Bolsonaro é deputado federal. Pediu licença em março para poder morar nos Estados Unidos. A licença, aliás, vence neste domingo, 20 de julho. 

Agência Brasil 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:54, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter