Lula é pressionado por artistas femininas. Arte: Portal de Prefeitura
Após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, anunciar a sua saída da Corte, começaram as apostas sobre qual nome seria indicado por Lula para ocupar a cadeira vazia.
Já era aguardado pelo presidente que Barroso deixasse o cargo, visto que o ministro havia dito ao petista, quando assumiu a presidência da Corte em 2023, sobre o desejo de se aposentar após o período.
Com a decisão confirmada, Lula passou a ser questionado sobre possíveis nomes a serem indicados. Entre os mais cotados estão o pernambucano Jorge Messias, advogado-geral da União, e o senador Rodrigo Pacheco.
No entanto, com a repercussão, artistas brasileiras têm movimentado as redes sociais com pedidos para que Lula escolha uma mulher para ocupar o lugar de Barroso. Entre elas, a cantora Anitta, que ressaltou em publicação que, até hoje, a Corte só teve três mulheres entre os 172 ministros já nomeados.
Ellen Gracie foi indicada por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 2000 e se aposentou em 2011; Rosa Weber, indicada por Dilma Rousseff (PT) em 2011, se aposentou em 2023. Cármen Lúcia, indicada por Lula em 2006, é a única ainda em atividade.
"Tenho certeza que existem mulheres qualificadas para o cargo no nosso País onde a maioria da população é mulher. Compartilho com toda esperança", escreveu em seus stories do Instagram. Ela também compartilhou link para um abaixo-assinado on-line que defende a indicação, com pouco mais de 24 mil assinaturas até o momento.
A ganhadora do BBB 21, Juliette Freire, também se manifestou sobre o mesmo pedido.
"Meninas, sabemos bem o que é ser desrespeitada, interrompida e ter direitos negados, né?! Somos a maioria no Brasil e merecemos voz. Abriu uma vaga no STF e, em 134 anos, só três mulheres passaram por lá. Hoje são dez homens e uma mulher. Acho bem justo ser uma de nós!", declarou Juliette.
A atriz Bruna Griphao seguiu as artistas e afirmou que a escolha deve ser para uma pessoa competente, mas que a indicação de uma mulher seria justa.
"É claro que quem for ocupar esse cargo tem que ser uma pessoa competente, sendo homem ou mulher, [mas] em um país onde a gente [mulher] é maioria, vocês não acham minimamente justo a gente ter mulheres nos cargos de poder?", escreveu.
3
4
10:25, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+