Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula assina decreto que muda regras do vale-refeição e vale-alimentação

Mais de 22 milhões de trabalhadores serão beneficiados pelas mudanças, afirmou o governo.

Isabella Lopes

12 de novembro de 2025 às 14:23   - Atualizado às 14:24

Mercado.

Mercado. Foto: Reprodução/VR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina, na terça-feira, 11 de novembro, o decreto que regulamenta o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), estabelecendo novas regras para o vale-refeição (VR) e o vale-alimentação (VA).

A cerimônia ocorreu no Palácio da Alvorada, às 16h, e marca uma reformulação importante nas normas que regem os benefícios oferecidos a milhões de trabalhadores brasileiros.

As mudanças incluem a padronização das taxas cobradas de bares, restaurantes e supermercados nas transações realizadas com VR e VA, além da redução do prazo de repasse dos valores aos estabelecimentos, que passará a ser de 15 dias, um corte significativo em relação aos 60 dias praticados atualmente.

Outra novidade é o retorno da portabilidade e da interoperabilidade dos cartões de alimentação e refeição. Essas medidas permitirão que o trabalhador escolha a bandeira do cartão e que qualquer maquininha aceite vales de diferentes operadoras, independentemente do emissor do benefício.

O governo prevê uma transição gradual até que o percentual máximo de taxa cobrada por operação fique entre 3% e 4%, número inferior aos 6% a 7% que são cobrados, em média, atualmente. O objetivo é estimular a concorrência entre empresas e reduzir a concentração do mercado, dominado por quatro grandes grupos que controlam cerca de 80% do setor.

Impactos

A fiscalização das novas normas ficará sob responsabilidade do Ministério do Trabalho, responsável pela administração do PAT. Já a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) demonstrou preocupação com as medidas, argumentando que as mudanças “podem gerar insegurança jurídica e afetar a sustentabilidade do programa”.

Veja Também

Por outro lado, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) se manifestou favorável à interoperabilidade, mas contrária ao tabelamento das taxas. Segundo o presidente da entidade, Paulo Solmucci, a integração entre as bandeiras “impulsiona a concorrência”, mas o controle de preços “pode trazer distorções ao mercado”.

Sobre o Programa 

Criado em 1976, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) beneficia cerca de 24 milhões de brasileiros e concede incentivos fiscais às empresas que aderem ao sistema de vale-alimentação e refeição. A adesão é voluntária, mas as companhias participantes recebem abatimentos fiscais ao oferecer o benefício a todos os funcionários.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:29, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter