Pernambuco, 05 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Segurança na Blue Zone da COP-30 permanece estável mesmo após tentativa de invasão

Na noite de terça-feira, 11, manifestantes tentaram acessar a área restrita a credenciados. Eles conseguiram ultrapassar o sistema de raio x, mas foram parados por um bloqueio.

Fernanda Diniz

12 de novembro de 2025 às 15:04   - Atualizado às 15:05

Segurança na Blue Zone da COP-30.

Segurança na Blue Zone da COP-30. Foto: Reproduçã/Globo

No dia seguinte à tentativa de invasão de povos indígenas à área de negociações da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30) - a chamada Blue Zone -, a percepção é de que a segurança no local da cúpula foi pouco alterada. Há apenas mais homens na área em que os participantes passam pelo raio X nesta quarta-feira, 12.

Na noite de terça-feira, 11, manifestantes tentaram acessar a área restrita a credenciados. Eles conseguiram ultrapassar o sistema de raio x, mas foram parados por um bloqueio de segurança antes de acessarem o local. Portas da entrada foram quebradas. Na manhã desta quarta, elas já haviam sido substituídas.

A Blue Zone é uma espécie de grande tenda. É uma estrutura temporária, tipicamente usada em feiras e congressos, ou seja, frágil. O acesso para chegar ao local é fechado para carros, com policiamento militar nas ruas desde o primeiro dia da cúpula dos líderes. É preciso caminhar cerca de 10 minutos até a entrada.

Também na manhã desta quarta, o movimento diante da Blue Zone era tranquilo e similar ao de dias anteriores. Além de carros da Polícia Militar, veículos do Corpo de Bombeiros estavam estacionados. Havia menos de dez ativistas segurando cartazes em apoio ao veganismo. Próximo a eles, alguns indígenas vendiam artesanato.

Para entra na área de negociações, é preciso mostrar a credencial e, em seguida, passar pelo Raio-X. Garrafas de água abertas são proibidas e os computadores precisam ser retirados das mochilas, como ocorre em aeroportos. Após passar pelo monitoramento, o código de barras da credencial é lido por computadores e o participantes tem acesso aos pavilhões dos países (onde ocorrem painéis sobre questões relacionadas à clima).

Veja Também

Os escritórios dos países e as salas de negociações ficam após essa área dos pavilhões. É preciso caminhar cerca de cinco minutos dentro da Blue Zone para chegar a eles.

Na noite de terça-feira, 11, após a tentativa de invasão, a Blue Zone foi fechada. Ela foi reaberta apenas às 7h desta quarta.

Profissionais do Estadão que haviam saído do local para cobrir a manifestação do lado de fora foram impedidas de retornar para pegar seus pertences por três horas e meia. A segurança do local é responsabilidade da ONU.
 

Estadão Conteúdo 

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:35, 05 Mai

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Donald Trump com o Presidente Lula.
Agenda

Lula viaja aos EUA para reunião com Trump em Washington na próxima quinta (7)

A expectativa é que o encontro aborde temas econômicos, incluindo tarifas de importação e a retomada de parcerias comerciais, além de questões geopolíticas, como a Venezuela.

Raquel Lyra e João Campos lado a lado
Eleições 2026

Pernambuco terá duas novas pesquisas para Governo e Senado divulgadas nesta semana; saiba mais

Levantamentos dos institutos Veritá e DataTrends trazem dados atualizados sobre a sucessão estadual e a disputa pelas cadeiras no Senado Federal.

Jair Bolsonaro.
Boletim

Bolsonaro recebe alta após cirurgia no ombro e retorna a prisão docimiliar

Ele estava internado no hospital DF Star, em Brasília, desde a última sexta-feira, 1º de maio. A operação ocorreu sem intercorrências e o ex-presidente apresentou boa evolução clínica. 

mais notícias

+

Newsletter