Pernambuco, 14 de Dezembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula tem desaprovação de metade de população, aponta Genial/Quaest

Megaoperação no Rio de Janeiro interrompe crescimento positivo do presidente.

Gabriel Alves

12 de novembro de 2025 às 08:23   - Atualizado às 08:23

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 12 de novembro. O índice dos que desaprovam a gestão chegou a 50%, ante 49% em outubro. Já a aprovação oscilou de 48% para 47%, dentro da margem de erro.

O levantamento aponta que as variações ocorrem em meio à pressão sobre o governo para se posicionar no debate sobre segurança pública, após a Operação Contenção, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortos no final mês passado.

A desaprovação aumentou em três regiões: no Nordeste, de 36% para 38%; no Sudeste, de 52% para 53%; e no Sul, de 56% para 61%. No Centro-Oeste/Norte, o índice caiu de 55% para 51%.

A percepção sobre a administração federal também variou. O percentual dos que classificam o governo como negativo passou de 37% para 38%. Já os que consideram a gestão positiva caiu de 33% para 31%, enquanto a avaliação regular foi de 27% para 28%.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja Também

O resultado interrompe uma trajetória de melhora observada a partir do segundo semestre, quando o governo vinha se recuperando após tensões diplomáticas com os Estados Unidos e a repercussão do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.

Segundo avaliação da Quaest, o recuo na percepção positiva está relacionado aos desdobramentos da Operação Contenção, que reacenderam o debate sobre o combate ao crime organizado e as divergências entre o Governo Federal e a oposição sobre o tema.

Apesar das críticas feitas por Lula, que classificou a operação como “desastrosa”, a medida conta com apoio majoritário: 67% dos entrevistados disseram aprovar a ação policial, enquanto 25% a reprovam. Para 67%, a polícia não exagerou na força empregada; 29% acreditam que houve excessos.

O tema da violência também ganhou peso na percepção popular. Entre outubro e novembro, subiu de 30% para 38% o número de pessoas que consideram a segurança pública a principal preocupação do país.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:45, 14 Dez

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Michele Collins.
Iniciativa

Michele Collins fala sobre Arena de Pernambuco receber ação voltada à inclusão de famílias atípicas

Durante a ação, diretora-presidente da Arena relatou o atendimento a mães em situação de vulnerabilidade, incluindo casos de sobrecarga emocional e falta de suporte adequado.

Vereador do Recife, Thiago Medina.
Projeto

Thiago Medina defende incentivos para adoção voluntária da escala 4x3 no Recife

"Se a empresa acha que é viável adotar, vai ter alguma contrapartida do governo", disse o vereador.

Pastor Cleiton Collins.
Declaração

Cleiton Collins critica veto da prefeitura e elogia apoio de Raquel Lyra ao Ekballo Movement

"O Ekballo é um movimento grandioso que está acontecendo no Brasil, e Pernambuco jamais podia ficar de fora", afirmou o pastor.

mais notícias

+

Newsletter