Pernambuco, 01 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula afirma na ONU que democracia brasileira é inegociável e cita condenação de Jair Bolsonaro

O petista disse que o Brasil, "mesmo sob ataque sem precedentes", decidiu "resistir e defender sua democracia".

Fernanda Diniz

23 de setembro de 2025 às 14:15   - Atualizado às 14:29

Lula na ONU.

Lula na ONU. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, por causa do processo contra Jair Bolsonaro, e disse que "não há pacificação com impunidade". (Veja vídeo abaixo)

Na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira, 23, Lula iniciou seu discurso com um recado duro contra os Estados Unidos e contra Bolsonaro, apesar de não mencionar nominalmente o ex-presidente brasileiro, os norte-americanos ou mesmo o presidente Donald Trump. Também disse que a autoridade da Organização das Nações Unidas (ONU) "está em xeque".

Veja vídeo: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O petista disse que o Brasil, "mesmo sob ataque sem precedentes", decidiu "resistir e defender sua democracia".

Segundo ele, "em todo o mundo, forças antidemocráticas tentam subjugar as instituições e sufocar as liberdades, cultuam a violência, exaltam a ignorância, atuam como milícias cívicas e digitais e cerceiam a imprensa"

Veja Também

"Não há justificativa para as medidas unilaterais e arbitrárias contra nossas instituições e nossa economia. A agressão contra a independência do Poder Judiciário é inaceitável. Essa ingerência em assuntos internos conta com auxílio de uma extrema-direita subserviente e saudosa de antigas hegemonias. Falsos patriotas arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil. Não há pacificação com impunidade", declarou.

O presidente decidiu não falar nominalmente sobre Bolsonaro, mas foi explícito ao mencionar o caso do ex-presidente. Disse que ele foi condenado por tentar dar um golpe de Estado "em um processo minucioso" e que ele "teve amplo direito de defesa".

"Há poucos dias e pela primeira vez em nossa história, um ex-chefe de Estado foi condenado por atentar contra o Estado democrático de direito. Foi investigado, indiciado e julgado e responsabilizado por seus atos em um processo minucioso. Teve amplo direito de defesa, prerrogativa que as ditaduras negam às suas vítimas", afirmou.

"Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado a todos os candidatos a autocratas e aqueles que os apoiam. Nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis", disse, sob aplausos.

E continuou:

"Seguiremos como nação independente e como povo livre de qualquer tipo de tutela. Democracias sólidas vão além do ritual eleitoral."

Lula disse que a Assembleia Geral das Nações Unidas "deveria ser um momento de celebração", já que a ONU "simboliza a expressão mais elevada da aspiração pela paz e prosperidade".

"Hoje, contudo, ideais que inspiraram seus fundadores estão ameaçados como nunca estiveram em sua história. O multilateralismo está diante de uma nova encruzilhada. A autoridade desta organização está em xeque. Assistimos à consolidação de uma desordem internacional marcada por concessões à política do poder. Atentados à soberania, sanções arbitrárias e intervenções unilaterais estão se tornando regra", afirmou, em crítica direta ao poder da ONU hoje em dia e sua autoridade para evitar conflitos mundo afora.
 

Estadão Conteúdo 

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:03, 01 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Associação Nacional dos Vereadores se solidariza com presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde.
Nota

Associação Nacional dos Vereadores se solidariza com presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde

O comunicado da ANV diz que a harmonia entre os poderes não pode, em hipótese alguma, significar submissão. A independência do Legislativo é um dos pilares da democracia.

Governadora Raquel Lyra (PSD) divulga aviso por meio de nota.
Aviso

Raquel Lyra reforça alerta e medidas de segurança diante das fortes chuvas em Pernambuco

A governadora reforçou a importância de que a população redobre os cuidados e siga rigorosamente as orientações da Defesa Civil.

Raquel Lyra e Túlio Gadêlha.
Mudança

Filiação de Túlio Gadêlha ao PSD é adiada por causa das fortes chuvas; veja nova data

No mesmo ato, o deputado anunciará a pré-candidatura ao Senado Federal e confirmará a entrada na chapa liderada pela governadora nas eleições em Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter