Lula e Janja entrando em avião. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já acumulou mais de quatro meses em compromissos fora do Brasil desde que iniciou seu terceiro mandato.
Um levantamento divulgado pela CNN revelou que Lula passou 97 dias participando de agendas oficiais em viagens internacionais. Quando se consideram os dias gastos apenas com deslocamentos, o número de dias fora do país sobe para 126.
A equipe do presidente percorreu diferentes continentes em busca de estreitar laços diplomáticos, reforçar parcerias comerciais e marcar presença em fóruns multilaterais.
Desde janeiro de 2023, Lula intensificou a agenda externa como forma de reposicionar o Brasil no cenário global.
Os dados mostram que o presidente promoveu 46 deslocamentos internacionais até o momento, divididos entre reuniões bilaterais, encontros de chefes de Estado, fóruns climáticos e eventos econômicos.
O país mais visitado pelo chefe do Executivo foi o Uruguai, que recebeu Lula quatro vezes nos últimos dois anos. A relação com o governo de Montevidéu se fortaleceu com a retomada de discussões sobre o Mercosul e o comércio regional.
Em segundo lugar no ranking de destinos aparece os Estados Unidos, para onde o presidente viajou em duas ocasiões, priorizando agendas com representantes do governo americano, empresários e instituições multilaterais.
A CNN considerou como “viagem internacional” cada troca de país com agenda oficial. Dessa forma, quando Lula viajou recentemente à Rússia e depois à China, cada deslocamento foi contabilizado como uma viagem distinta.
O levantamento apontou ainda que 25 dessas viagens ocorreram somente em 2023, primeiro ano do atual mandato presidencial.
2
22:11, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+